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 Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Responsável: Paulo Pimentel
Função: Gerente da Agência do Trabalhador de Marialva
Contato: (44) 3232-5520



Agência do Trabalhador


A Agência do Trabalhador de Marialva foi inaugurada no dia 29 de abril de 2002 e tem como missão prestar um serviço público de qualidade, visando à colocação do trabalhador, encaminhando-o para o mercado de trabalho, facilitando a intermediação entre empresa e trabalhador, bem como, atender as necessidades de mão-de-obra das empresas contratantes.
A Agência do Trabalhador está estruturada com sede, equipamentos e funcionários a disposição, que são responsáveis pela operacionalização do conjunto de programas e atividades que compõem o Sistema Público de Emprego no Paraná:


• Intermediação de mão-de-obra;
• Seguro Desemprego;
• Qualificação Profissional;


Além da estrutura institucional operacional, o Sistema Público de Emprego conta com uma estrutura política de controle social, instrumento de gestão compartilhada das políticas públicas, constituída por conselhos nas três esferas de governo.



Programas da Agência do Trabalhador


1. INTERMEDIAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: consiste em propiciar informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, a fim de promover o encontro de ambos, auxiliando o recrutamento de trabalhadores por parte dos empregados e a (re) colocação dos trabalhadores nas vagas disponíveis.


1.1 Público alvo:
- Desempregados;
- Beneficiários do Seguro Desemprego;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas que trabalham em condições autônoma – por conta própria – e em atividades sujeitas a sazonalidades;
- Egressos do Sistema Penitenciário;
- Jovens em busca do primeiro emprego;
- Desempregado que procura sua reinserção com idade superior a 40 anos;


1.2 Ações:


- Cadastro de trabalhadores em busca de emprego;
- Captação de vagas junto às empresas;
- Encaminhamento de trabalhadores às vagas;
- Entrada no Seguro Desemprego;


1.3 Atendimento ao Trabalhador: o cidadão pode comparecer na Agência do Trabalhador e fazer o cadastramento junto a um dos agentes públicos.
Para cadastramento o candidato deverá dispor dos seguintes documentos:


- Carteira de Trabalho – CTPS;
- RG, CPF, Título de Eleitor;


1.4 Atendimento ao Empregador: são oferecidos os seguintes serviços:


- Cadastro no sistema;
- Abertura de vagas no perfil desejado pelo empregador, vedada qualquer conduta discriminatória;
- Convocação de candidatos;
- Encaminhamento de candidatos no perfil solicitado pelo empregador;
- Infraestrutura para entrevista e seleção no espaço da Agência;
- Visitas às empresas para apresentação dos Programas executados pela Secretaria e avaliação do atendimento.


Para o cadastramento o empregador deve apresentar os seguintes documentos:


- Pessoa jurídica: CNPJ da empresa ou CEI (cadastro especial do INSS);
- Pessoa Física: CPF;


2. Qualificação Profissional: ações realizadas em 2009.


- Curso de Soldador (formados 13 alunos);


3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - onde é possível fazer a Carteira de Trabalho, bem como tirar a 2ª via e continuação das carteiras preenchidas.


4. Seguro Desemprego - tem a finalidade de assistir temporariamente o trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, auxiliando-os na busca ou preservação de emprego, promovendo, para tanto ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.


5. Setores que mais tem ofertado vagas na Agência do Trabalhador


- Indústria;
- Comércio;
- Serviços;


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