SECRETARIA. / SERVIÇO MILITAR

JUNTA DE SERVIÇO MILITAR


Responsável:  DEODATO ARAÚJO
Telefone:  (44) 3232-6530

JUNTA MILITAR -  RUA FORMOSA, 1040 (PRÉDIO DO DETRAN) FUNDOS – BAIRRO – VILA BRASIL.

A Junta de Serviço Militar é órgão de execução de Serviço Militar no município. É presidida pelo prefeito municipal, que faz a indicação a Circunscrição de Serviço Militar, através da Delegacia de Serviço Militar, de funcionário municipal para o cargo de Secretário da Junta de Serviço Militar.

 

A Junta de Serviço Militar compete:

Cooperar no preparo e execução dos trabalhos de mobilização de pessoal, de acordo com as normas baixadas pela Circunscrição de Serviço Militar.

Fiscalizar e receber de todos os Cartórios existentes na jurisdição de sua área, as relações de óbitos dos cidadãos já falecidos na faixa de 18 a 45 anos de idade.

Fiscalizar em todas as empresas privadas e estabelecimentos de Ensino Público, se os funcionários e estudantes estão com as obrigações militares em dia.

Cidadão brasileiro que não estiver em dia com suas obrigações militares não poderá obter Passaporte, não pode fazer matrícula em Escola Pública ou Universidades, não recebe diploma, não pode ser empossado em cargo público, não pode tirar carteira de trabalho, título de eleitor, fazer concurso público, trabalhar em empresas privadas, entre outras dificuldades.

Resolver todos os tipos de problema dos cidadãos que se apresentam na Junta Militar, como para requerer 1ª, 2ª e 3ª Via de Certificados de Reservistas para menor de 30 anos, declaração para fins de aposentadoria junto ao INSS, Atestado de Desobrigado para cidadãos maior de 45 anos de idade, 1ª, 2ª e 3ª Via de Certificados de Reservistas para maiores de 30 anos.

Cabe a Junta de Serviço Militar informar qualquer cidadão Brasileiro de 18 a 45 anos de idade em caso de convocação geral. Convocar todos os jovens que irão completar 18 anos e que são obrigados a fazer o seu alistamento militar, sempre no período de 01 de Janeiro a 30 de Abril, nos municípios tributários, e, nos municípios não tributários, de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro.

Organizar a cerimônia de entrega de certificados de reservista no município.

Para fazer o alistamento militar, o jovem que se apresentar em uma Junta Militar deve levar os seguintes documentos: Registro de Nascimento original, 2 fotos 3x4 colorida ou preta e branca (recente) e comprovante de residência em nome dos pais.

A Junta de Serviço Militar está sempre á disposição de todos os cidadãos marialvenses para resolver qualquer tipo de dúvida referente à área militar. Basta comparecer ou nos telefonar.

23/04/2020

Junta de Serviço Militar de Marialva está realizando alistamentos

Um dos deveres cívicos mais importantes para a Soberania Nacional é o alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que alcançam maioridade em cada ano. Se você completou ou vai completar 18 anos em 2020, procure a Junta de Serviço Militar...

+ Saiba Mais

23/08/2018

Dispensados do serviço Militar participam de cerimônia de juramento à bandeira

A Junta Militar de Marialva realizou, nesta quinta-feira (23), a cerimônia de entrega de certificados de Dispensa de Incorporação e compromisso a bandeira nacional dos cidadãos da classe do ano 2000 dispensados da prestação do Serviço Militar...

+ Saiba Mais