Programa, realizado desde 2009 pelo Sebrae/PR, em parceria com o Governo Municipal e ACIMAR, contribui para profissionalizao e desenvolvimento do empreendedorismo

Cidade Empreendedora, em Marialva, faz cinco anos com balano positivo

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 146 vezes


Ouvir matéria

H cinco anos, o empresrio Hlio Sigaki abriu o restaurante Joy Full em Marialva e, desde ento, participa do Programa Cidade Empreendedora, lanado em 2009 no municpio. Para ele, a iniciativa, promovida pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Associao Comercial e Empresarial de Marialva (ACIMAR), contribui significativamente para o sucesso de seu empreendimento.

Entre as melhorias j alcanadas, Hlio Sigaki cita a reduo de desperdcios, a padronizao do visual do restaurante e da qualidade dos produtos e servios prestados, o comprometimento da equipe e os resultados financeiros. ?Esse trabalho contnuo muito produtivo, aplicamos as aes na prtica e vemos os resultados. Certamente, continuarei participando do Programa.?

Assim como Hlio Sigaki, mais de 7 mil empreendedores e colaboradores j foram alcanados pelo Cidade Empreendedora, que est em sua quinta edio consecutiva. O gerente regional do Sebrae/PR no noroeste do Paran, Luiz Carlos da Silva, faz uma avaliao positiva do projeto, que tem auxiliado o aperfeioamento e a dinamizao dos empreendimentos em Marialva.

?Esse trabalho, que une os esforos de vrias entidades em prol de um objetivo comum, muito importante para o desenvolvimento da economia da cidade, tendo em vista que so as micro e pequenas empresas que geram a maior parte dos empregos e da distribuio de renda. Os resultados so excelentes e todos, empresas e cidade, ganham?, afirma.

Edgar Silvestre, prefeito de Marialva, refora que o Programa uma ao de grande proporo para o municpio e que as empresas locais tm apresentado melhorias significativas em profissionalismo e competitividade. ?A administrao pblica busca ferramentas que auxiliem o empresrios e a parceria com o Sebrae/PR, sem dvidas, traz inmeros benefcios a todos.?

Ideuber Carlos Celeste, secretrio da Indstria e Comrcio de Marialva, ressalta que o Programa tem ganhado cada vez mais destaque porque, nos ltimos dois anos, alm de palestras, treinamentos e consultorias, desenvolve projetos extras em reas especficas, como turismo e agronegcio. ?Ainda mais completa, a iniciativa tem transformado a cidade ao estimular a cultura do empreendedorismo na populao?, pontua.

Para a presidente da ACIMAR, Cristina Murata, que tambm empresria da Foto Ideal Studio e uma das participantes do Cidade Empreendedora desde a 1 adio, as aes do Programa abrem os horizontes dos empresrios porque percebem que, embora estejam instalados em uma cidade de pequeno porte, o profissionalismo, a qualidade e a viso de mercado e de negcios fazem a diferena.

?Muitos abrem um negcio sem planejamento e, depois, enfrentam desafios. Eu mesma estava com dificuldades por falta de viso de mercado. Durante as capacitaes, percebi que no precisava me restringir s fronteiras da cidade e me organizei para ganhar clientes de outras localidades. Estou muito satisfeita com as melhorias que o Programa tem proporcionado para a minha empresa e para o empreendedorismo de toda a cidade?, comenta a empresria.

O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que o Cidade Empreendedora alcana segmentos do comrcio, indstria e agronegcios em Marialva. Essa abrangncia, segundo ele, resulta, em especial, dos esforos das entidades parceiras que, alm de subsdios financeiros, mobilizam e motivam as pessoas a participarem com dedicao.

?Na Prefeitura, por exemplo, diversas secretarias, como as de Turismo, Cultura, Educao e Tributao tm se dedicado realizao do Programa. Dessa forma, o Sebrae/PR encontra suporte para desenvolver aes que atendam cada vez mais as necessidades do municpio. Inclusive, os empresrios so muito participativos e isso um dos sinais de bons resultados?, completa.

Balano

Em 2009, ano da primeira edio do Cidade Empreendedora, cerca de 1.400 pessoas foram atendidas pelo Programa. Entre as aes, estavam quatro workshops, 250 horas de consultorias, 60 horas de treinamentos, duas palestras, misses tcnicas e atendimentos especficos para os setores do vesturio e agronegcio.

No segundo ano, em 2010, por volta de 1.400 empreendedores e colaboradores tambm foram alcanados, sendo 25 deles do setor de agronegcio. Ao todo, foram prestados cinco workshops, 60 horas de consultorias, duas palestras e duas misses tcnicas.

Em 2011, o Programa atendeu aproximadamente 50 empresas e 1.300 pessoas por meio de mil horas de consultorias, 40 horas de capacitao e duas palestras. No ano seguinte, em 2012, o Cidade Empreendedora impactou cerca de 1.900 empresrios e colaboradores ao realizar trs palestras e consultorias nas reas de gesto e inovao.

Para 2013, o Programa ganhou uma nova proposta e as expectativas so de alcanar cerca de 1.650 pessoas. No primeiro semestre, j foram realizados um workshop, uma palestra e a primeira etapa de consultorias, na qual 15 empresas so atendidas na rea de gesto e 15 na rea de inovao.

No setor de agronegcios est sendo estruturada a cooperativa Ncleo de Flores e os produtores j fizeram uma misso tcnica a Holambra, em So Paulo. Tambm esto em andamento orientaes empresariais para 100 empresas e o Projeto Cidade Empreendedora Lei Geral.

At o final do ano, devem ser realizados mais um workshop, uma palestra e quatro treinamentos especficos para o Ncleo de Flores. Alm disso, h aes extras com o Projeto de Turismo, orientaes aos microempreendedores individuais e cursos de oratria.

Mais informaes sobre o Programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas no Sebrae/PR, pelo telefone (44) 3220-3474.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Paran uma instituio sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresrios de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o prprio negcio. No Brasil, so 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paran, seis regionais e 11 escritrios. A entidade chega aos 399 municpios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associaes, sindicatos, cooperativas, rgos pblicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientaes, capacitaes, treinamentos, projetos, programas e solues empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avanadas; competitividade setorial; promoo de ambiente favorvel para os negcios; tecnologia e inovao; acesso ao crdito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperao; e formao de lderes.

Via: Jornalistas Graziela Castilho e Leandro Donatti.

 Galeria de Fotos

 Veja Também