Diversas autoridades estiveram presentes

Quadra Poliesportiva Coberta da Escola Dr. Milton foi inaugurada com grande festa

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 231 vezes


Ouvir matéria

Os mais de 400 alunos da Escola Municipal Dr. Milton Tavares Paes ? Educao Infantil e Ensino Fundamental receberam oficialmente uma Quadra Poliesportiva Coberta. A entrega foi feita pelo Governo Municipal de Marialva, atravs das Secretarias de Educao e Esportes e Lazer, na sexta-feira, 13 de junho. Com sol ou chuva, eles tero a garantia de atividades esportivas o ano todo. Alm da cobertura, a quadra, com 994,8 metros quadrados, conta com sinalizao de piso, palco, pintura e iluminao, o que garante o seu uso noite pela comunidade.

A obra foi construda por meio de parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao) e PAC II (Programa de Acelerao do Crescimento) do Governo Federal, com a contrapartida do municpio. Por meio da Lei Municipal n 1.877/2014, a quadra recebeu o nome da pioneira de Marialva, saudosa Maria Franzini Bornia.

A cerimnia de inaugurao contou com a presena do prefeito Edgar Silvestre-Deca; primeira-dama e secretria de Assistncia Social, Maria Angela Martins Molina Silvestre-Mari; vice-prefeita Antonieta Belinatti Perez; deputados estaduais Enio Verri e Dr. Batista; vereadores Valdemir Ablio de Brito (Miro do Cartrio), Marcos Fragal, Rosngela Aparecida Piovesan Rosa (Rosngela do Tel), Leonir Maria Garbgio Belasque e Paulo Cezar da Silva (Paulinho da Prefeitura); secretria de educao, Maria Inez Benites Bria; professor Ideraldo Belini Ribeiro, representando o Ncleo Regional de Educao de Maring; diretora e vice da Escola Dr. Milton, Alessandra Vanessa Storto Sigaki e Margarete Duarte; suplente de deputado estadual, Evandro Arajo; alm dos familiares da homenageada Maria Franzini Bornia.
"A construo da quadra era algo muito esperado pela comunidade escolar. Agradeo o prefeito Deca que se preocupa com a qualidade do ensino e tem contribudo com todas as escolas da rede municipal", disse secretria de Educao, Maria Inez.

" uma satisfao pra toda nossa famlia. Estamos emocionados e orgulhosos por essa linda homenagem. Minha me, onde estiver, certamente est contente com esse reconhecimento e em saber que o prefeito de Marialva est investindo nas crianas", afirmou Isaura Bornia Jacometto, filha da homenageada.

?A prtica desportiva objetiva um mundo melhor porque nos traz sade, autoestima, esprito de equipe, entre outros atributos capazes de produzir transformaes surpreendentes na vida das pessoas. Seguimos com nosso trabalho em prol de uma Marialva cada vez melhor?, disse o prefeito Deca.

Aps a inaugurao oficial com o descerramento da placa, foi realizada a Festa Junina da Escola Dr. Milton, reunindo os funcionrios, alunos, pais, familiares e convidados.

A homenageada

Maria Franzini Bornia nasceu em 24 de abril de 1909, em Santa Rita do Passa Quatro-SP. Filha de Jos Franzini e Santa Spurio. Casou-se com Fernando Bornia, o popular Nando. Da unio nasceram 06 filhos, pela ordem, Adelino Bornia e Leoprcio Bornia (Lo) ? j falecidos; Isaura Bornia Jacometto, Antonio Bornia (Nelo), Srgio Paulo Bornia (Dudu), e Jos Bornia (Zezo) ? j falecido.

O casal, que tambm viveu na cidade de Presidente Bernardes-SP, era muito pobre. Juntos vivenciaram extremas dificuldades. Chegaram Marialva na dcada de 50, tornando-se pioneiros do nosso municpio.

Amava a todos com quem se relacionava. Tinha muito amor famlia e sua maior felicidade era ver o amanhecer e poder rever os seus entes queridos. Dizia que viver valia a pena por isso. Pessoa bondosa, caridosa, o esteio, a base da famlia, a vov Maria era excelente contadora de histrias. Sentava todos os dias em sua varanda, para comer biscoitos e contar lindas histrias para os seus netos e sobrinhos.

Maria foi a grande responsvel pelo bom encaminhamento dos filhos. Foi a alavanca do progresso. Sempre frisava aos seus rebentos, que sem dedicao aos estudos, no alcanariam xito na vida.

Dona Maria, como muitos a chamavam, foi zeladora do Grupo Escolar de Marialva, atual Escola Municipal Dr. Milton Tavares Paes - Educao Infantil e Ensino Fundamental. Sempre com grande esmero, dedicao, onde era querida por todos, dada a sua simplicidade e educao. Trabalhava com prazer, amava o que fazia, e aposentou-se nessa instituio.

Faleceu aos 70 anos no dia 05 de setembro de 1979, em decorrncia de problemas cardacos. Seu imenso corao, depois de abrigar tantas pessoas, recebeu o merecido descanso.

Seu nome ficar marcado na histria da Escola Dr. Milton e consequentemente, do municpio de Marialva.

Maiores informaes: (44) 3232-8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também