Homenagem ao pioneiro de Marialva

ngelo Martins Lopes ? Cidado Honorrio de Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 1200 vezes


Ouvir matéria

No dia 30 de maio foi publicado em Dirio Oficial o Decreto Legislativo n 01/2014 de autoria do Vereador Jefferson Garbggio, aprovado por unanimidade pelos pares, que outorga o ttulo de Cidado Honorrio de Marialva ao Ilustrssimo Senhor ngelo Martins Lopes, pai da Primeira-Dama e Secretria de Assistncia Social, Maria Angela Martins Molina Silvestre-Mari.

O diploma foi entregue em Sesso Solene realizada no dia 29 de agosto, no plenrio da Cmara Municipal. Diversas autoridades, familiares e amigos estiveram presentes, como o prefeito Edgar Silvestre-Deca; vice-prefeita, Antonieta Belinatti Perez; presidente da Cmara, Valdemir Ablio de Brito; promotora de Justia, Dr Maria Aparecida Morelli Pangoni; comandante da 3 Cia do 4˚ batalho de Polcia Militar de Marialva, Gilberto Kummer Junior; Coordenador Estadual de Proteo e Defesa Civil e Secretrio Chefe da Casa Militar, Adilson Castilho Cassitas; e o filho do homenageado (representando a famlia) e presidente da OAB-subseo Maring, Airton Martins Molina.

?Quando pensamos neste ttulo, o nome do Senhor ngelo Martins foi o ideal. Um cidado que merece ser reconhecido. Alm de grande amigo do povo marialvense, nosso homenageado, agora com 91 anos de vida, ainda participa ativamente das aes de nossa comunidade. Ao longo de sua vida, ngelo se tornou referncia quando trabalhou como primeiro taxista de Marialva, transportando no somente passageiros, mas tambm mdicos, pacientes e amigos, quando necessitavam,? afirmou Garbggio.

HISTRIA

Angelo Martins Lopes filho de Manoel Martins Gimenes e Maria Dolores Lopes Oller, ambos espanhis. Na infncia, Sr. Angelo trabalhou dos nove at os dezenove anos na roa, e estudou por apenas um ano, em 1931, o que foi o suficiente para lhe tornar um homem sbio, honesto e exemplo para sua famlia e toda comunidade.

Chegaram a Marialva em 13/06/1946. A famlia veio completa: Sr. Manoel, D. Maria e os doze filhos, sendo cinco homens e sete mulheres. Vieram para c, pois o casal tinha um compadre que aqui residia e que havia dado excelentes referncias a respeito da cidade.
Vieram para se instalar no comrcio, e assim montaram a Casa Nova, uma loja que vendia desde gros at tecidos, localizada no antigo supermercado Borsari, atual Lojas Mnica.

A cidade de origem era Itirapu, distrito de Patrocnio do Sapuca, prximo Frana, Estado de So Paulo. A famlia trouxe junto um carro Ford 29, conhecido como ?P de Bode?. Foi o primeiro carro de pequeno porte de Marialva, pois naquele tempo, existia apenas caminho. Trouxeram para uso prprio, porm aqui chegando, e percebendo que para transportar as pessoas havia apenas cavalos e carroas, Sr. Angelo comeou a trabalhar como o primeiro taxista da cidade.

Sr. Angelo foi um grande parceiro e amigo do grande mdico Dr. Milton Tavares Paes. At ento, Dr. Milton ia residncia dos doentes a cavalo, mas com a chegada de sr. Angelo, o mesmo passou a lev-lo para todos os lugares, inclusive em Londrina, acompanhando pacientes at o hospital, pois em Marialva e regio mais prxima no havia este tipo de atendimento.

Aps estar um ano em Marialva, Sr. Angelo retornou para Patrocnio do Sapuca para buscar Maria Molina Peres Martins, sua amada namorada, que havia ficado l. Casaram-se em 25 de outubro de 1947, retornaram para Marialva e constituram uma bela famlia. Tiveram quatro filhos, sendo trs mulheres e um homem: A primeira filha foi Maria Dolores Martins Rosada, a segunda, Catarina Martins Molina Zucoli, o nico homem, Airton Martins Molina e a caula, Maria Angela Martins Molina Silvestre.

Sr. Angelo e D. Maria tiveram dez netos, nove bisnetos e uma tataraneta. Quando se refere famlia, sr. Angelo muito feliz e diz ser o homem mais rico de Marialva, no por questes financeiras, mas pela famlia que constituiu, dizendo ser esta a sua maior riqueza e, considera tambm, seus trs genros, Edgar, Deca e Jorge, e sua nora, Marilucia, como filhos.

Recuando um pouco a histria, Sr. Angelo ficou durante trs anos trabalhando como taxista, levando os casais fugidos, pois naquela poca, como de costume, as moas fugiam para se casar. Tambm levava a Dona Ana parteira para muitos lugares, para fazer os partos, que tambm era uma prtica corriqueira. Era procurado at por moradores de Maring para o servio de transporte. Sr. Angelo tambm trabalhou com caminho e Kombi, levando passageiros at a cidade de Aparecida/SP.

Depois de trs anos, comeou a trabalhar no comrcio juntamente com seu pai, durante dois anos. Aps esse perodo, foi trabalhar na estrada Keller, tambm stio de seu pai. Trabalhava no pesado, puxando enxada, dentre outros servios braais. Residiu no stio durante oito anos e depois veio com a famlia para uma chcara prxima cidade, onde terminou de ter seus filhos ali.

Interessante ressaltar que a primeira mina de gua, localizada na estrada da Mina, era de seu pai, Sr. Manoel. Quando o mesmo ia voltar de mudana para So Paulo, a mina fora doada para o municpio. Na poca, o prefeito era o Dr. Barros. Apesar de ser comunicado pelo ento prefeito de que existia uma verba que vinha do governo, para indenizao, o Sr. Manoel no aceitou e disse que doaria a mina para o municpio sem o recebimento de nada em troca.
Trabalhou como funcionrio pblico com trs prefeitos: Armando Moura, Romualdo Borsari e Celso Martini, sempre ocupando cargos de chefia e tem a honra de falar que nunca faltou um dia no trabalho, pois sempre fora muito responsvel. Dentre os diversos trabalhos realizados pelo Sr. Angelo, h ainda, o posto de gasolina, a loja de adubos, o despachante e o aougue no distrito de Sarandi.

Na dcada de 60, mesmo morando em chcara, participava em aes sociais que envolviam a comunidade. Por exemplo, na poca, no existia merenda nas escolas, ento Sr. Angelo juntamente com o amigo Takeo Tanaka, faziam promoes com a comunidade para arrecadao de merenda, tais como: a festa do sorvete e a festa do cachorro quente. Tambm entregava panfletos nas ruas pedindo a colaborao da comunidade para doao de merenda e a mesma sempre correspondeu com a ajuda. Continuando os trabalhos sociais, ele levava como voluntrio os alcolatras para participarem em Maring da Associao dos Alcolicos Annimos, juntamente com a professora Neuza Gruque.

Sr. Angelo gostava tambm da poltica e durante seis anos foi presidente da ARENA. Trabalhou em cinco eleies, como presidente, e entregava urnas, livros de atas durante as eleies, tudo designado pelo juiz eleitoral.

Sr. Angelo sempre teve um corao muito grande e bom e sempre se preocupou com as diferenas sociais existentes, j naquela poca, por mais de uma vez, retirava da estao ferroviria vrias famlias para morar com ele, sempre com o consentimento de sua esposa.

desta forma que tudo foi acontecendo na vida do Sr. Angelo.
O tempo foi passando, os filhos foram crescendo e Sr. Angelo e Dona Maria foram pais exemplares, deram muito amor e ensinaram os filhos a trilharem o caminho do bem, do trabalho e honestidade.

Aposentou-se com 69 anos e, mesmo depois, continuou trabalhando na instalao de lixeiras nas ruas para as famlias e entregando leite na cidade. Trabalhou com plantio de uvas, e tambm na grfica Dolce, vendendo impressos no comrcio. Ficou durante 14 anos cuidando do stio de seu sobrinho Maneco, formando o mesmo com plantaes.

Finalmente parou de trabalhar aos 84 anos, quando sua esposa, D. Maria, faleceu no ano de 2007. Veja bem, hoje, uma pessoa de 84 anos considerada idosa e improdutvel, muitos esto at em situao de abandono pelos prprios familiares, mas Sr. Angelo, mesmo com a perda de sua esposa e companheira de quase 60 anos de convivncia, com o apoio dos filhos e amigos, continuou tocando sua vida e por onde passa, encontra um amigo, e sempre tem suas histrias para contar. um homem lcido e de uma memria invejvel.

A partir de 2009, quando seu genro Deca assumiu a prefeitura, Sr. Angelo comeou a ter uma participao ativa nos programas do governo municipal: participa do grupo da melhor idade, viaja e frequenta os bailes, que so os eventos de sua preferncia. Com a criao da orquestra raiz sertaneja em 2009, Sr. Angelo foi eleito o patrono pelos seus integrantes, e mesmo no tocando nenhum instrumento, esteve presente desde o primeiro dia e permanece at hoje, viajando, fazendo as pessoas felizes, e sendo um homem feliz.

Sempre gentil e cavalheiro isso visto por todos, em especial pelas senhoras da Melhor Idade. Um fato interessante que com 91 anos completados nesse dia 23, ainda dirige seu carrinho por todos os lugares, faz aquele trajeto rotineiro de visitar todos os dias a casa de cada filho e at mesmo o local de trabalho dos mesmos.

Sr. Angelo um homem de valor, carismtico e por tudo que foi e at hoje, merecidamente recebe este ttulo de cidado honorrio de Marialva, outorgado pela Cmara de Vereadores de nosso municpio.

Maiores informaes: (44) 3232-1300.

 Galeria de Fotos

 Veja Também