Aulas na rede municipal de ensino retornam na segunda-feira

Secretaria Municipal de Educao trabalha no preparo a volta s aulas.

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 218 vezes


Ouvir matéria

O retorno das atividades letivas da rede municipal de ensino em Marialva est marcado para a prxima segunda-feira (06). Aproximadamente so 3.280 alunos, das nove escolas que oferecem o ensino de primeiro a quinto ano e dos trs centros municipais de educao infantil (Cmeis).
Essa semana as escolas e centros esto passando por um processo de dedetizao, roadas e pequenas reformas, no prdio e fiao eltrica, para que tudo fique funcionando bem quando as crianas chegarem.
A partir do dia primeiro de fevereiro os professores voltam as atividades. O trabalho ficar concentrado nesses primeiros dias na distribuio e no preparo das aulas. Na sexta-feira (03) haver um evento de integrao, no teatro Sonia Silvestre, a partir das 8h30 com uma palestra e um show surpresa para os professores, motoristas da educao, administrativos, merendeiras e demais funcionrios da secretaria. Participaro tambm a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Cultura.
Segundo a secretaria de educao de Marialva, j foram investidos 400 mil reais na compra de kits de materiais escolares e de uniforme. Os materiais devem estar disposio dos alunos, segundo a empresa que venceu a licitao, nas primeiras semanas de aula. Os uniformes, provavelmente, chegam no comeo de maro.
?Estamos atentos s necessidades das escolas e dos profissionais da educao visando o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos?, explica a diretora geral da secretaria da educao de Marialva, Jaqueline Nabas.
De acordo com o prefeito Victor Martini, a educao a ferramenta de transformao de uma sociedade e quando se investe em educao estamos valorizando as pessoas e garantindo um futuro de sucesso para os alunos. ?Educao uma prioridade, vamos ficar atento para as necessidades das escolas e dos professores?, diz Martini.
Outra preocupao da administrao quanto merenda escolar. Todas as refeies feitas nas escolas seguem um criterioso cardpio desenvolvido exclusivamente por uma nutricionista contratada pela secretaria de educao. Os alunos das escolas fazem uma refeio por dia e os dos centros de educao infantil recebem quatro refeies dirias. Itens da merenda, como frutas, verduras e legumes, so adquiridos de pequenos agricultores da cidade, valorizando assim a agricultura familiar do municpio.
A verba para a merenda escolar vem do Governo Federal e a prefeitura precisa complementar, pois os valores esto defasados. Segundo a Nutricionista responsvel por esse servio, Roberta Boschini Zuccoli Nogueira, o valor do repasse por aluno de 0,30 centavos de real por dia e dos alunos dos Cemeis de 0,25 centavos real por refeio por dia.

Educao de Jovens e Adultos (EJA)
Esto abertas as inscries para a Educao de Jovens e Adultos (EJA), destinadas a jovens a partir de 15 anos de idade e adultos de todas as idades. As aulas so realizadas de segunda a sexta-feira, na escola Dr. Milton Tavares Paes, rua Washington Luiz, 556, Centro. O programa destinado para aqueles que querem cursar do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. As inscries podem ser feitas na secretaria da prpria escola nos horrios entre 8h e 17h.

Transporte Escolar
Volta a funcionar tambm a partir da prxima segunda-feira, dia seis de fevereiro, o sistema de transporte escolar. Toda a frota, nibus, Kombi e veculos disponveis para a educao, passaram por uma reviso completa, desde troca de pneus, troca de leo, reforma em tapearia e sistema mecnico, tudo para garantir a segurana para os alunos.
O municpio garante o transporte escolar para os alunos que residem a uma distncia mnima de dois quilmetros da escola onde estuda, desde que no haja uma escola prxima a sua casa.

Novidades para os professores
Este ano todas as atividades de formao continuada sero desenvolvidas e ministradas pelas assessoras pedaggicas da prpria secretaria. Isso valoriza ainda mais os professores e diminui os custos, pois antes esse servio era terceirizado.
O ano letivo comea ainda com a ampliao da hora atividade dos professores, com 16% da carga horria destinada a essa atividade, que na prtica engloba o tempo em que os educadores tm para preparar as aulas. Nesse perodo os alunos sero atendidos por dois projetos, um de arte e outro de xadrez.

 Galeria de Fotos

 Veja Também