Evento já tradicional no município resgata e preserva manifetação artística, além de estimular a inclusão de crianças e adolescente por meio da música

Festival de bandas e fanfarras supera expectativas em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 162 vezes


Ouvir matéria

A quinta edição do festival de bandas e fanfarras de Marialva, realizado no domingo 1º, ‘foi um sucesso’, como resume o maestro Roque da Silva Aranda, coordenador da Banda Marcial Municipal do município e um dos organizadores do evento. Bandas e fanfarras oriundas de 13 cidades paranaenses a paulistas participaram do festival.

 
“O clima nos ajudou e o festival foi um sucesso, justificando elogios dos nossos convidados”, afirma o maestro Roque, que recepcionou no município bandas e fanfarras que se deslocaram para Marialva confiantes na repercussão do evento, cuja organização referenda o acontecimento no contexto estadual, o que justifica a ampla participação.
 
A confirmação inicial, de 16 bandas e fanfarras, foi prejudicada por ocorrências imprevistas e três formações não participaram do evento, justificando com antecipação a ausência. “Mas temos certeza que ano que vem estarão conosco”, acredita o maestro Roque. As apresentações mais uma vez surpreenderam pela criatividade.
 
Mas do que ritmo e cadência ao som de variados instrumentos, as evoluções de bandas e fanfarras também chamam a atenção pela coreografia bem marcada e surpresas que encantam o público. O figurino, que oscila entre referências clássicas e modernas, constitui outro atrativo que transforma o festival num encontro de cores em indumentárias criativas.
 
O festival reveste-se de importância não somente por seus aspectos criativos e inovadores, mas por resgatar e preservar uma importante manifestação artística, que entroniza crianças e jovens na música, se posicionando assim como importante instrumento de inclusão social – e em Marialva a banda cumpre esse papel.
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também