Prédio de 550 metros quadrados vai referendar a realização de eventos legados à viticultura, que destaca Marialva e rende ao município o título de ?Capital da Uva Fina?

Centro de eventos do Parque da Uva em fase final de construção

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 191 vezes


Ouvir matéria

O vigor da viticultura em Marialva, que ocupa 750 produtores cultivando 1,45 mil hectares, ganhará em breve uma vistosa referência – o ‘Parque da Uva’, uma área de cinco alqueires que, num primeiro momento, vai dispor de prédio com 550 metros quadrados.

 
As instalações, em fase de conclusão, funcionarão como um centro para a realização de eventos voltados à viticultura. “A idéia é transformar o local num ponto de encontro dos produtores, proporcionando-lhes a oportunidade de trocar informações e participar de eventos diversos ligados à atividade”, afirma o prefeito Humberto Feltrin.
 
Também está previsto espaço para a exposição de produtos derivados da uva, como vinhos e geléias. “Será uma espécie de vitrine da cadeia produtiva associada à viticultura”, acrescenta o prefeito. Para atender essa demanda a infra-estrutura do local será amplia de acordo com a disponibilidade de recursos.
 
O terreno, por conta de sua extensão, servirá também para abrigar a ‘Festa da Uva’, atualmente realizada a cada dois anos. A última edição, realizada em janeiro deste ano, ocorreu na para central da cidade, mas o crescimento do evento, que atrai visitantes de todo o Estado, demanda espaço mais amplo.
 
“Com certeza a próxima edição do evento será realizado no Parque da Uva”, diz o prefeito, cujo governo tem consagrado à viticultura a atenção necessária considerando a importância da atividade para o município, que movimenta cerca de R$ 60 milhões por ano e emprega 6 mil pessoas.
 
A atividade se desenvolve amparada em pesquisas e assessoria técnica, apoio que assegura inovações tecnológicas no manejo de parreirais com conseqüente aumento da produção de diversas variedades, prevalecendo o cultivo das uvas rubi e benitaka. A uva produzida em Marialva abastece mercados paranaenses e paulistas.
 
Para garantir a qualidade da uva encaminhada ao mercado para comercialização, o governo municipal adotou em caráter inédito no país lei que pune produtores que retirarem dos parreirais frutos com baixo teor de açúcar. A chamada ‘lei da uva verde’ reforçou a credibilidade do produto local junto aos consumidores.  
 
 
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também