Prevenção para identificar doenças de forma precoce aumenta chances de cura num eventual diagnóstico positivo, mas mulheres devem estar atenta ao seu corpo e sua saúde para evitar o problema

Palestra vai orientar mulheres sobre o câncer de mama e colo de útero

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 147 vezes


Ouvir matéria

 

Palestra que será realizada nesta terça, 23, às 14 horas, no salão de eventos da terceira idade, na avenida Colombo, vai orientar sobre a importância da prevenção precoce dos cânceres de colo de útero e mama. A iniciativa da palestra é da equipe do Programa de Saúde da Família que atua no Jardim Shenanduhá. A prevenção é feita na Clínica Materno-Infantil.
 
“A palestra, além de multiplicar conhecimentos sobre essas doenças, pretende estimular a realização de exames preventivos de forma a que eventual diagnóstico do problema seja feito de forma precoce. Quando isso é feito, o tratamento é eficiente quase na totalidade dos casos”, afirma o secretário de Saúde, João Dorival Garcia Gea, o Vavá.
 
O secretário de Saúde lembra que, dentre todos os tipos de câncer, o de colo de útero é o que apresenta maior índice de cura, chegando a 100% dos casos, quando o diagnóstico é feito de forma precoce, ou seja, no início da manifestação da doença, razão da importância dos exames preventivos.
 
“Já o câncer de mama é a maior causa de morte entre a população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Na maioria dos casos, a eficiência do tratamento é dificultada pela descoberta tardia da doença, quando o câncer já está numa fase adiantada”, explica o secretário de Saúde.
 
De acordo com o secretário, a estratégia mais eficiente para o diagnóstico dessas doenças é através do ‘rastreamento’, o que significa realizar o exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) em mulheres sem sintomas da doença, que tem ou já teve atividade sexual, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos.
 
“Esse procedimento é importante para que seja identificada aquelas mulheres que possam apresentar a doença em fase inicial, quando o tratamento pode ser mais eficaz”, explica João Dorival. Em relação ao rastreamento do câncer de mama em mulheres sem sintomas da doença, especialmente após os 40 anos de idade, recomenda-se o exame clínico das mamas, por meio de toques, e mamografia.
 
“Porém, a prevenção destas doenças depende fundamentalmente do conhecimento e do nível de informação da mulher relativos a estas patologias, de sua saúde e de seu próprio corpo, e também da disponibilidade de recursos de saúde público e privado, disponíveis e acessíveis para a realização de exames preventivos e de exames de diagnóstico precoce”, explica o secretário de Saúde.

 Galeria de Fotos

 Veja Também