Em sua quarta edição, evento proporcionou às mulheres informações importantes para uma gravidez tranqüila e sem riscos

Encontro reuniu gestantes e profissionais da área de saúde

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 195 vezes


Ouvir matéria

O 4º Encontro de Gestantes, realizado semana passada, oportunizou às futuras mães e mulheres interessadas no assunto informações importantes para uma gravidez tranqüila e sem riscos. O encontro, organizado pela Secretaria de Saúde do município, por meio da Clínica da Mulher e Materno Infantil, reuniu especialistas de diversas áreas que orientaram sobre a saúde da mãe e do bebê.

 
O secretário de Saúde, João Dorival Garcia Gea, explica que a gestsção é um período em que se exige alguns cuidados específicos para que tudo transcorra dentro da normalidade, sem riscos para a mãe e o bebê. “Por essa razão que organizamos o evento, para oferecer às gestantes informações diversas sobre esse momento importante de sua vida”, afirma João Dorival.
 
O encontro, que contou com a participação das unidades de Saúde da Família, reuniu um grupo de especialistas em diversas áreas, como médico, nutricionista, dentista, fisioterapeuta e enfermeira. Aleitamento, parto natural, nutrição, saúde bucal e outras questões relevantes para as gestantes estiveram na pauta do encontro.
 
Além de discutir assuntos diversos, o encontro enfatizou  a importância do pré-natal e exercício de incentivo ao parto normal e alívio da dor. Aliás, o governo federal está em campanha para incentivar o parto normal, oferecendo diversos benefícios para as mulheres que optam por esse tipo de procedimento ao darem à luz.
 
O pacote de medidas anunciadas recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária inclui, entre outras vantagens, direito a acompanhante ante, durante e depois do parto. A resolução prevê também que o bebê ficará com a mãe no quarto, exceto quando houver indicação médica contrária. As medidas valem somente para o parto normal.
 
As medidas buscam estimular o paro normal. Levantamento do ministério mostra que 43% dos partos realizados em 2007 foram por cesariana. O porcentual é significativamente maior entre as usuárias de planos de saúde – 80%, contra a marca de 31% registrada no Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um índice de 15%.
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também