Mobilização será realizada na segunda e na terça; comunidade deve contribuir deixando em frente às suas casas entulhos que poder servir de abrigo para a proliferação do mosquito transmissor da doença

Chuvas adiam arrastão contra dengue em Marialva para os dias 10 e 11

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 143 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Marialva decidiu adiar para segunda e terça (10 e 11) o arrastão contra a dengue que seria realizado quinta e sexta (6 e 7). “As chuvas nos obrigaram a realizar a mobilização na próxima semana”, justifica o secretário João Dorival Garcia Gea, o Vavá, acrescentando que continua a valer as recomendações no sentido da comunidade contribuir para o sucesso da iniciativa. 

 
O objetivo da mobilização é estimular a comunidade a se livrar de objetos e entulhos que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. “Esses objetos devem ser colocados em frente às casas para posterior retirada”, afirma o secretário de Saúde, convencido de que a comunidade vai dar resposta positiva aos apelos da campanha.
 
Pneus velhos, latas, garrafas, vasos e tantos outros objetos são os alvos do arrastão, que terá apoio de agentes comunitários de saúde. Os servidores enfatizarão a necessidade da prevenção como arma estratégica para combater o mosquito da dengue, que prolifera no verão por conta da umidade e do descaso com os locais que armazenam água e servem de abrigo para as larvas
 
 
Apesar do relatório divulgado pelo Ministério da Saúde excluir o Paraná da lista dos Estados com risco de epidemia de dengue em 2009, a mobilização contra a doença continua. “Se baixarmos a guarda, corremos o risco de uma epidemia sim. Todos devemos fazer a nossa parte para evitar a proliferação do mosquito e os riscos de aumento de casos da doença”, afirma Vavá.
 
 
 
Vavá lembra que, com a chegada do calor, é preciso enfatizar os cuidados necessários para que não haja infestação do vetor e ocorrência da doença. “Queremos nos manter fora da zona de risco para o aumento de casos”, afirma o secretário municipal de Saúdem que pede a colaboração da comunidade para o ‘arrastão’. .
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também