Mais de 95% das crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas no último sábado. Governo Municipal quer chegar à 100%

Meta foi atingida, mas vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 188 vezes


Ouvir matéria

 

O Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até sexta-feira (18), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), cujo tema é: “Vacinou é gol”. Os pais que não levaram os filhos para tomar a gotinha devem procurar o Pronto Atendimento Municipal.

Em Marialva há uma população de 1.973 crianças menores de 5 anos. A meta, que era vacinar 95% das crianças de 0 a 5 anos, já foi atingida. No último sábado (12), dia D da Campanha, foram imunizadas pouco mais de 1.883 crianças.

O Secretário de Saúde, João Márcio Sanches, disse que muitos pais podem não ter procurado os postos de vacinação devido ao grande número de crianças com doenças ocasionadas pelo frio, como gripe e febre. “As crianças que estão gripadas podem tomar a vacina, porque nesse caso não há nenhuma contra-indicação. A única ressalva é para as que estão com diarréia ou febre acima de 38 graus”, disse João.

O Prefeito de Marialva, Deca, espera que, com a prorrogação da Campanha, os pais levem os filhos a um dos postos de saúde da Prefeitura, pois embora a doença esteja erradicada no Brasil, é necessário se prevenir. “Queremos vacinar todas as crianças marialvenses. Em nosso município, a saúde está em 1º lugar”, destacou Deca.

A transmissão do vírus da Poliomielite pode ser de pessoa para pessoa e
através de contato com fezes contaminadas. O risco é maior em situações de condições de higiene inadequadas. Crianças menores são prejudicadas pelo fato de ainda não terem hábitos de higiene desenvolvidos.

O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores.

 

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também