Ações de prevenção e combate ao mosquito da Dengue devem ser intensificadas em períodos chuvosos

Prefeitura pede que população colabore no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 224 vezes


Ouvir matéria

O governo Municipal de Marialva, por meio da Secretaria de Saúde solicita a colaboração da comunidade marialvense, no sentido de previnir e combater o mosquito da Dengue no município.

 A população deve evitar deixar expostos objetos e materiais que possam acumular água, com atenção especial às muitas obras de construção civil em andamento, que devem armazenar resíduos como barris de massa corrida, sacos de cal e latas de tinta em locais cobertos e ainda impedir o acúmulo de água em piscinas em processo de construção, que são grandes focos de proliferação do mosquito.

“Peço a população para realizarmos uma união de esforços no combate a Dengue e para que junto conosco, todos os munícipes sejam agentes de combate aos criadouros do mosquito transmissor. É necessário remover qualquer tipo de água parada”, disse o Secretário de Saúde, João Márcio Sanches, que continuou. "A Dengue é um problema de todos! Essa doença pode matar e a única prevenção existente é a eliminação dos criadouros do mosquito. Sem mosquito não tem dengue! Cada pessoa deve ser um agente de combate à dengue em sua casa, em seu bairro, em seu serviço, na escola, na igreja", finaliza João Márcio.

A Secretaria de Saúde promover ações para o combate aos possíveis criadouros do mosquito e orientação à população. São feitas visitas frequentes às residências para verificar se há focos que, quando identificados, são eliminados.

Também atendem às denúncias de moradores, promovem palestras educativas e distribuição de materiais informativos e educativos.

Fique atento!

Para o combate dos focos de criação do mosquito transmissor da dengue, as pessoas devem descartar garrafas, latas ou recipientes que estão sem uso e ao ar livre. Uma opção é secá-los e deixá-los com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água, como as bromélias, também são um foco do mosquito, então as plantas deverão ser regadas a mistura de água e água sanitária, duas vezes por semana, para cada litro de água, usar uma colher de sopa de água sanitária.

É importante evitar o acúmulo de lixo e entulho. As latinhas, copos plásticos ou tampinhas de garrafas deverão ser colocados em um saco plástico bem fechado.

Os depósitos de água como poços, tonéis, tambores ou barris deverão ser bem lavados e cobertos com tela de nylon amarrada para não soltar.

Calhas entupidas e lajes também podem acumular água, por isso mantenha-as limpas e sem água.

Sintomas da doença

Os sintomas são: febre alta, dores nas juntas do corpo e no fundo dos olhos e muito cansaço. Às vezes aparecem manchas avermelhadas no corpo. A qualquer sinal da doença, a orientação dos médicos é que procure um posto de saúde, não tome remédios sem indicação, mantenha repouso e beba bastante líquido.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também