Evento acontece amanhã, 15 de dezembro, no Cine Teatro Sonia Silvestre

Governador Orlando Pessuti vem à Marialva inaugurar Biblioteca Cidadã

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 219 vezes


Ouvir matéria

O Governador do Paraná, Orlando Pessuti, estará em Marialva amanhã, 15 de dezembro, para inaugurar a Biblioteca Cidadã “Profª. Durvalina Boni Gomes Navarro”. A solenidade terá início a partir das 14h30, no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes e, em seguida, o público se deslocará até as instalações da Biblioteca Cidadã de Marialva, no Jardim São Pedro.

Na ocasião, também serão inauguradas simultaneamente mais 29 Bibliotecas de outros municípios.  

Em Marialva a obra possui 183,79 m2 de área construída, acervo de 2 mil livros, sala de acesso à internet e audiovisuais e um espaço para encontros e reuniões. O painel de entrada do prédio retrata a agricultura, através da uva (principal produto agrícola do município), a cultura e a educação. A obra é do artista marialvense Abimael Trindade.

Profª. Durvalina Boni Gomes Navarro 

Durvalina Boni Gomes Navarro nasceu no dia 04/10/1942 na cidade de Regente Feijó, Estado de São Paulo, filha de Henrique Boni e Idalina Tofaneli. Seus irmãos, Vitório Boni, Geni Boni e Leonildo Boni.

Veio para Marialva aos oito anos de idade, onde iniciou seus estudos no grupo escolar.

Na data de 20/04/1960 casou-se com Salvador Gomes Navarro, onde tiveram quatro filhos que são: Célia Regina Boni Navarro, Cely Aparecida Navarro dos Santos, Célio Roberto Navarro e Cesar Augusto Navarro.

Após seu casamento deu continuidade aos seus estudos no município de Umuarama, onde concluiu em 1969 o curso de Professora Primária.

Na década de 70 concluiu sua primeira faculdade onde foi licenciada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Já na década de 80 concluiu sua segunda faculdade em História pela mesma instituição de ensino. Sempre buscando se especializar, concluiu na década de 90 sua pós-graduação (lato sensu) em Geografia Física e Meio Ambiente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Além dessas faculdades realizou vários cursos como: Parapsicologia, Orientação Pedagógica, Teoria de Piaget, Deficiência Mental, Psicologia Aplicada, Censo Escolar, entre outros.

Durante os anos de estudo e após a conclusão dos mesmos, lecionou em várias escolas do Município de Marialva da rede municipal, estadual e particular.

Sempre se dedicou à profissão e nunca mediu esforços para ensinar e orientar seus alunos, sempre dando o melhor de si em busca de formar bons cidadãos. Neste intuito, sempre ativa na Igreja Católica, ministrou catequese e grupo de jovens.

Sempre foi bem quista pelos alunos e colegas de trabalho.

Seu maior sonho ao aposentar-se era montar uma Biblioteca para continuar ensinando seus alunos. Profª Durvalina contava com um grande acervo de livros em sua casa, no qual foi desfeito pelo seu falecimento que deu-se no dia 25/10/2006, deixando muitas saudades em todos.

Maiores informações: (44) 3232 8354. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também