Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resduos slidos domsticos

Prefeitura est implantando o PROGREDIR - Programa de Gerao de Renda, Desenvolvimento Integrado e Reciclagem

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 275 vezes


Ouvir matéria

Atualmente o Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos assume papel relevante, em virtude da relao existente entre a disposio de resduos com a sade pblica e a degradao ambiental. Dessa relao, surge a necessidade da adoo de um sistema de gerenciamento que possa apresentar procedimentos capazes de minimizar os impactos negativos da gerao dos resduos e possa tambm fazer desses resduos uma alternativa econmica de gerao de renda.

Com esse objetivo e em funo de atender as determinaes da Lei que Regulamenta a Poltica Nacional de Resduos Slidos, o Governo Municipal de Marialva sai na frente com a construo do Centro de Triagem e Compostagem (CTC) de Resduos Slidos Urbanos, junto ao Aterro Sanitrio.
A nova estrutura conta com 900m2 de rea construda, compreendendo setor administrativo, refeitrio, sanitrios, baias de compostagem e o barraco de triagem. As edificaes tm apelo voltado preservao ambiental, como, por exemplo, a cobertura com telhas ecolgicas e fossa sptica biodisgestora.

De acordo com o Secretrio de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato, Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resduos slidos domsticos. ?Quando atingirmos o pleno funcionamento do Centro de Triagem e Compostagem, apenas 15% desse material (o rejeito) ir para o aterro sanitrio. O nosso projeto o primeiro em implantao na regio?, frisa Valdinei.
A ACLIMAR (Associao dos Coletores de Materiais Reciclveis de Marialva), ser responsvel pela operao do CTC, que ter a capacidade de agregar at 50 pessoas.

?Aps a implantao completa do projeto, todo o lixo produzido pelos moradores passar por um processo de triagem onde os materiais reciclveis sero segregados e enfardados, j o material orgnico passar pelo processo de compostagem, resultando em rico composto orgnico, gerando emprego e renda para diversas famlias da cidade?, disse o Prefeito Deca.

Com a implantao do PROGREDIR o municpio de Marialva colher melhorias significativas nos mbitos social, ambiental e econmico, melhorando a qualidade de vida dos membros da associao (ACLIMAR), diminuindo o impacto no aterro sanitrio e aumento de sua vida til, reduzindo nveis insignificantes o envio de resduos reciclveis ao aterro, agregando valor econmico ao resduo slido urbano, gerando uma nova atividade econmica com a compostagem. Alm disso, o municpio fica em conformidade com a Lei Federal 11.445/2007 a qual estabelece a poltica nacional de resduos, onde a reciclagem e a compostagem so itens considerados obrigatrios no tratamento dos resduos slidos urbanos.
A previso de que o CTC entre em operao dentro de aproximadamente 60 dias.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também