Inscries abertas pelo telefone: (44) 3232 8404

Educao inicia Programa de Capacitao ?Formao pela Escola?

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 170 vezes


Ouvir matéria

Recentemente, como mais uma das aes do Governo Municipal na rea da Educao, nas dependncias da Escola Municipal Dr. Eurico Barros foi realizado o primeiro encontro presencial inicial do Programa Formao pela Escola atravs dos Mdulos FUNDEB (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao) e PENAE (Programa Nacional de Alimentao Escolar). O curso oferecido para gestores, conselheiros, diretores, professores, merendeiras, pais de alunos, representantes da comunidade em geral e todas as pessoas envolvidas com os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) e interessados em melhorar a utilizao dos recursos pblicos na educao.

Os demais mdulos englobam Competncias Bsicas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); Programa do Livro (PLI); e o Conselho Social. Tais mdulos podero ser escolhidos pelos cursistas conforme o interesse e a necessidade de cada um.

Alm disso, cada mdulo conta com durao de 40 horas aula, sendo oito horas presenciais e 32 horas distncia, ou seja, via internet atravs do ambiente virtual de aprendizagem pela Plataforma Moodle que disponibilizada virtualmente pelo Ministrio da Educao (MEC/FNDE).
O principal intuito fortalecer o controle social dos recursos pblicos destinados educao no municpio, formando agentes e parceiros para atuar nos programas e aes do FNDE. Dentre os objetivos dos mdulos destaca-se o fato de compreender o sentido das polticas pblicas na rea social, conhecer as fontes de financiamento da educao bsica e conhecer a dinmica dos conselhos que atuam no controle das aes, programas e projetos educacionais e como se d a participao da comunidade nesses conselhos.

Em vista disso, para que o municpio possa oferecer o Programa Formao pela Escola indispensvel que o mesmo faa parte do Plano de Aes Articuladas (PAR) municipal. Aproximadamente 150 pessoas j se inscreveram nos programas e nesta primeira etapa esto sendo atendidos 60 cursistas com os Mdulos Fundeb e Penae. A tutora do curso a Coordenadora Pedaggica da Secretaria Municipal de Educao, Dalva Linda Vicentini. Ela lembra a todos os interessados que as inscries continuam abertas para os prximos perodos de vinculao e que os interessados podem entrar em contato com ela na Secretaria Municipal de Educao pelo fone (44) 3232 8404.

 Galeria de Fotos

 Veja Também