O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do país

Agricultura paranaense cresce a cada dia

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 220 vezes


Ouvir matéria

O agronegócio desempenha importante papel dentro da economia paranaense. O processo de industrialização da agricultura e a agroindustrialização nacional proporcionam ganhos consideráveis de produção e produtividade, e faz com que o Paraná continue crescendo economicamente.

O Paraná se configura como o segundo maior produtor de grãos do país e é responsável por 23,5% de toda a produção brasileira de grãos. O Estado é o maior produtor de milho, com 26,2% da produção, feijão, com 22,4% e trigo, com 53,1%, o segundo na produção de soja (o Estado detém 19,9% do que é produzido no país), e ainda abriga culturas de mandioca e cana-de-açúcar.

O café, que perdeu seu espaço para a soja, ainda é produzido em pequena quantidade (5,2% da produção nacional) por produtores que utilizam a tecnologia do adensamento (técnica que reduz a quantidade de áreas vazias no solo), que facilita o trato da cultura, aumentando a produtividade por hectare de terra. O algodão, que também teve grande importância econômica, perdeu espaço para outras culturas, mas continua sendo cultivado por pequenos produtores.

Há ainda culturas de amendoim, aveia, canola, centeio e cevada, que mesmo como coadjuvantes, participam muito da vida econômica do Paraná.

Fonte: IPARDES ? Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também