A capacidade cerebral fica renovada

Os benefcios da soneca durante o dia

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 278 vezes


Ouvir matéria


No em vo que os italianos e os espanhis mantm o hbito de dormir aps o almoo. Esse costume, conhecido como ?sesta?, pode fazer bem sade fsica e mental. ?Tirar uma soneca durante o dia melhora o rendimento no trabalho e nos estudos. Depois de um pequeno cochilo, voc retornar s suas atividades com a capacidade cerebral renovada?, explica o neurologista Leandro Teles.

A maioria das pessoas enfrenta uma rotina agitada e acaba dormindo menos do que o necessrio durante a noite. Consequentemente sentem-se cansadas e sonolentas, principalmente aps o almoo.

?Nesse perodo, o funcionamento do crebro se torna mais lento porque, durante a digesto, parte do fluxo sanguneo desviado para o estmago, causando privao moderada de sangue em outras reas, incluindo o crebro e os msculos. por isso que sentimos muito sono aps almoar. E lutar contra a sonolncia no vale a pena: a melhor soluo cochilar por um tempo estipulado e depois retornar ao trabalho com mais disposio?, explica o neurologista.

Esse intervalo oferece vrias vantagens, como a melhoria da memria, a reduo do estresse e o aumento da criatividade. A ltima, por exemplo, s aflora com qualidade quando o crebro est totalmente descansado. ?Empresas que necessitam de criatividade deveriam estimular esse intervalo para a reparao da capacidade cerebral?, comenta o mdico.

O mdico acrescenta que apenas 30 minutos de soneca so suficientes para restaurar a funo cerebral. Acima disso, voc pode ter o efeito contrrio, demorando mais para retomar suas atividades, alm de prejudicar o sono noturno, entrando em um crculo vicioso. ?Pode aparecer pouco, mas esse pequeno descanso capaz de reduzir os nveis de cortisol e adrenalina no sangue, e, assim, as pessoas trabalham com mais qualidade e satisfao?, explica Leandro.

E lembre-se de que dormir bem noite essencial para que o organismo se recupere do cansao fsico e mental.

Fonte: http://www.portalvital.com

 Galeria de Fotos

 Veja Também