um trabalho de preveno do tabagismo e outros fatores de risco com professores e estudantes

Professores do Paran sero os primeiros a ter curso de combate ao tabagismo

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 160 vezes


Ouvir matéria


Os professores da rede estadual de ensino sero os agentes multiplicadores de informao no combate ao tabagismo. O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional de Cncer Jos Alencar Gomes da Silva (Inca), lanou nesta quinta-feira (16), em Curitiba, o projeto piloto do Curso de Educao a Distncia do Programa Saber Sade, do Ministrio da Sade.

Futuramente o curso ser estendido para outros estados, o que representa um grande impulso para o trabalho de preveno do tabagismo e outros fatores de risco com professores e estudantes.

O curso tem como objetivo reduzir o nmero de enfermidades e morte causadas pelo tabagismo, com aes de preveno iniciao e proteo ao tabagismo passivo.

No Paran, o curso resultado da parceria entre as Secretarias de Estado da Educao e da Sade. ?Foram disponibilizadas 250 vagas em todo Paran, que sero distribudas entre os 32 Ncleos Regionais de Educao e as 22 Regionais de Sade. O professor que participar do curso ter o papel de disseminador dos contedos para seus alunos?, explicou Fernanda Scaciota, diretora de Polticas Educacionais, da Educao.

Entre os meses de setembro a novembro de 2012, professores da rede estadual de ensino participaro do Programa Saber Sade. Aes educativas com enfoque na sade traro tona discusses relevantes como os fatores de risco para o desenvolvimento de doenas crnicas no transmissveis.

O consumo de tabaco, uso do lcool, exposio excessiva radiao solar e alimentao inadequada sero alguns dos temas abordados no curso, que inclui ainda a indicao de leituras, links e vdeos que orientam o estudo. Aps a concluso das 60 horas, os participantes recebero certificado emitido pelo Instituto Nacional de Cncer.

Criado pela Lei Federal no. 7.488, desde 1986, em 29 de agosto comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que visa sensibilizar a populao em geral sobre os malefcios causados pelo tabagismo.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também