É a mais versátil e democrática das atividades físicas

Caminhar é a solução para uma qualidade de vida melhor

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 195 vezes


Ouvir matéria


Com a correria do dia a dia acabamos não tendo um tempinho para pensar com mais cuidado em nosso bem estar físico e mental, sem contar que, vivemos numa sociedade em que se aposta cada vez mais na condição física e em formas de tornar a vida o mais saudável possível.

Quer seja por fazer uma alimentação cuidada ou por praticar exercício físico regularmente, são diversas as medidas que podem ser tomadas de modo a melhorar o nosso modo de vida. Um dos exercícios mais simples e que traz inúmeros benefícios para o nosso bem-estar é caminhar.

Hoje em dia a caminhada é a mais versátil e democrática das atividades físicas. Podendo ser praticada por quem está acima do peso ou é malhadora, seja na praia, na rua, na academia, na sua casa ou nas pistas apropriadas que muitas cidades oferecem.

E também não requer prática, afinal você a aprendeu nos primeiros anos de sua vida. Praticá-la diariamente por 30 minutos, cinco vezes por semana, é o mínimo para escapar do grupo das pessoas sedentárias e se prevenir dos principais males que acometem a humanidade: obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Além dos benefícios físicos, caminhar também faz muito bem para a mente. É que atividades moderadas, como essa, ajudam a equilibrar as substâncias neuroquímicas do cérebro e aliviam os sintomas do estresse.

Pesquisas americanas revelam que a prática dessa atividade diminui os riscos de deterioração mental. Além disso, há muita gente aliando a caminhada à meditação.

Se você vai caminhar, confira as dicas abaixo:

Você não deve sentir nenhuma dor durante a caminhada.
Cuidados para não pisar em falso.
Evite os horários de sol a pino, dando preferência ao amanhecer e ao anoitecer.
Proteja sua pele aplicando filtro solar no rosto e nas áreas expostas do corpo meia hora antes de sair de casa. O produto deve ter, no mínimo, FPS 15.

Use roupas leves e próprias para a prática esportiva. Tecidos que absorvem o suor, como os tecnológicos ou de algodão, são os mais adequados. Deixar as pernas e braços livres também facilita a perda de calor.
Antes de começar o exercício, beba um ou dois copos de água. Leve uma garrafinha de água e tome três ou quatro goles a cada 20 minutos.

Procure comprar um tênis um número maior que o que você usa habitualmente. Durante o exercício os pés costumam dilatar cerca de 10 por cento.
O tênis deve ter boa absorção de impacto para preservar as articulações dos pés, joelhos, quadris e coluna.
Use chapéu ou boné com abas largas o suficiente para proteger todo o rosto e o pescoço.

Boa caminhada!


Fonte: www.guiasaude.org

 Galeria de Fotos

 Veja Também