Plantar rvores contribui para preservao e equilbrio ambiental

Dia 21 de setembro comemoramos o Dia da rvore

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 183 vezes


Ouvir matéria


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da rvore, momento para refletir sobre a conservao da natureza e preservao das nossas matas. Momento para plantar mais uma rvore que um dia ir nos dar sombra e alimento, limpar nosso ar e preservar o solo do planeta, concluiu a coordenao do evento.

Devemos respeitar a rvore, no s pelo que em si mesma, mas por ser necessria nossa prpria vida. Quando algum destri uma rvore, est destruindo uma fonte de vida no planeta.

Devido aos cenrios de mudanas e fenmenos climticos, a rvore vem ganhando cada vez mais importncia no contexto da preservao e equilbrio ambiental, pois uma das formas mais eficientes de combater as mudanas climticas plantando rvores.

As rvores realizam o sequestro de carbono por meio da fotossntese, ao mesmo tempo em que lanam oxignio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuio da temperatura e a renovao do ar.

Entre outros benefcios advindos do plantio de rvores est o equilbrio ecolgico, a recuperao de reas degradadas e a diminuio do processo de assoreamento dos rios.

Preocupados com a preservao do ambiente e com o receio de perderem os benefcios resultantes da fotossntese das rvores, indivduos e organizaes de todo o mundo tem realizado discusses sobre melhores formas de proteo ao meio ambiente. Algumas dessas discusses geram acordos entre pases, cartilhas ecolgicas e compromissos sociais, sendo muitos deles facultativos.

O Instituto Brasileiro de Florestas ? IBF ? possui aes voltadas ao plantio de mudas nativas da mata atlntica em todo o territrio nacional, como o Programa Plante rvore, que disponibiliza reas degradadas para que empresas privadas patrocinem o reflorestamento. O resultado tem sido o cultivo de milhares de mudas e sementes, gerando repercusso positiva para as empresas apoiadoras e principalmente benefcios para a flora brasileira.

Portanto, faa sua parte! Plante rvores! Apie campanhas de replantio! Eduque seus amigos a fazer o mesmo! Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de ns mesmos.


Fonte: www.ibflorestas.org.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também