Mais de dois milhes de pessoas tm algum tipo de deficincia fsica ou mental no Estado

Paran prepara rede de ateno sade da pessoa com deficincia

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 185 vezes


Ouvir matéria


A Secretaria estadual da Sade vai implantar at 2014 a Rede de Ateno Integral Sade da Pessoa com Deficincia. Com apoio dos programas estruturantes da Secretaria, a rede de ateno pessoa com deficincia prev intervenes nos trs nveis de atendimento em sade: primrio, secundrio e tercirio.

Na ateno primria, o Estado investir na qualificao das equipes que fazem o primeiro atendimento do paciente, seja pela unidade bsica de sade ou pelo programa de sade da famlia. ?Esses profissionais so responsveis por acompanhar o processo de reabilitao do paciente, pois esto em contato direto com ele nas aes desenvolvidas pela unidade de sade?, destacou o chefe do departamento de Ateno s Condies Crnicas, Juliano Gevaerd.

Na ateno secundria, o investimento ser na implantao de 22 equipes de atendimento em reabilitao em todas as regies de sade do Estado. Essas equipes sero multidisciplinares e estaro vinculadas aos Centros Regionais de Atendimento s Especialidades, mantidos pelo governo do Paran em parceria com os Consrcios Intermunicipais de Sade.

Estima-se que 2,4 milhes pessoas tenham algum tipo de deficincia fsica ou mental no Estado, o que representa cerca de 23 por cento de toda populao paranaense.

O Centro Hospitalar de Reabilitao tambm cumprir um papel importante na rede de ateno. Ponto de ateno terciria, o hospital atende os procedimentos de maior complexidade, como intervenes cirrgicas para correo de algum tipo de deficincia. Isso j ocorre com as cirurgias reabilitativas da hansenase, retomadas neste ano aps um longo perodo sem serem realizadas no Paran.

O superintendente de Vigilncia em Sade, Sezifredo Paz, explica que no ms de outubro o hospital promover um mutiro para operar pacientes com deformidades em decorrncia da doena, com a participao de profissionais que so referncia nacional na rea. ?A Secretaria da Sade tambm vai utilizar o mutiro para formar novas equipes no Estado, o que vai diminuir o tempo de espera por uma cirurgia reabilitativa da hansenase?, conclui Paz.

Mais informaes: http://www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também