Simboliza a luta contra o câncer de mama

Campanha Outubro Rosa

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 156 vezes


Ouvir matéria

O primeiro dia deste mês marca o início de uma mobilização internacional chamada Outubro Rosa, campanha com objetivo de informar a população sobre a prevenção do câncer de mama, variação que mais mata mulheres no Brasil, apesar de também afetar os homens, ainda que em menor proporção (1 homem a cada 100 mulheres).

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que sejam diagnosticados cerca de três mil novos casos de câncer de mama por ano no Paraná, e mais 700 mulheres morrem anualmente em decorrência da doença.

De olho na doença, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), lança hoje, as atividades do mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa.

Neste ano 50 entidades civis e públicas do Paraná participam da mobilização internacional contra o câncer de mama. Durante todo o mês serão desenvolvidas atividades para lembrar a população da importância das ações de prevenção.

A campanha é mundial e remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença.
Iluminando de cor-de-rosa patrimônios públicos e a iniciativa privada, o Outubro Rosa percorre o mundo atraindo a atenção da mídia para o diagnóstico precoce da doença.

O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90 por cento dos cânceres têm cura. Além disso, ressalta a importância da prevenção, que inclui a ida regular ao médico e realização de exames clínicos e mamografia.


Fonte: http://www.bemparana.com.br



 Galeria de Fotos

 Veja Também