A decoração já esta pronta, as quadrilhas ensaiadas e o cardápio, com os quitutes tradicionais da festa foi definido, assim como as atrações do arraiá mais esperado da região

Festa julina de Marialva, dias 4 e 5, será inspirada em Chico Bento

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 199 vezes


Ouvir matéria

Banda do Rolão e a dupla Pedro Henrique e Gabriel vão animar a Festa Julina de Marialva que será realizada dias 4 e 5 de julho na praça Francisco Silveira da Rocha. A decoração será inspirada no personagem Chico Bento, de Maurício de Souza, criador da ‘Turma da Mônica’.

 
Chico Bento foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do cartunista, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. O personagem estreou em 1963, numa tirinha que era estrelada por Hiroshi e Zezinho, hoje Hiro é Zé da Roça.
 
Chico Bento foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do cartunista, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. O personagem estreou em 1963, numa tirinha que era estrelada por Hiroshi e Zezinho, hoje Hiro é Zé da Roça.
 
A escolha do personagem para a decoração da festa se justifica: Chico Bento é um típico caipira brasileiro, que anda descalço, usa chapéu de palha e vive na roça. Entre suas diversões prediletas estão pescar e nadar no rio – e comer goiaba.
 
Nos anos 80 chegou a causar polêmica entre professores, pois seus diálogos, segundo os críticos, agrediriam a língua ao enfatizar por demais o dialeto caipira. Mas é exatamente por conta disso que o personagem se destaca ao remeter o leitor ao autêntico caipira.
 
Dança de quadrilha, barracas com produtos típicos e fogueira, elementos indispensável às festas do gênero, reforçam a tradição do evento, que chega à sua quinta edição. O evento será realizado em julho para não conflitar com o calendário de festas típicas das escolas.
 
 
Origem da festa
Não há consenso entre estudiosos sobre a origem do termo ‘festa junina’, mas prevalece duas explicações. A primeira sustenta que surgiu em função das festividades ocorrerem no mês de junho.
 
Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
As festividades teriam sido trazida ao país pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
 
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
 
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.   Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros.
 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas, raras na região.
 
 
 
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também