Projeto de autoria do arquiteto Marcos Kenji, em fase de conclusão ao lado do fórum, celebra os 100 anos da imigração japonesa

Marialva conclui monumento em homenagem aos japoneses

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 648 vezes


Ouvir matéria

Já está em fase de conclusão monumento que celebra os 100 anos da imigração japonesa. A obra, em construção lado do fórum, é assinada pelo arquiteto Marcos Kenji e associa diversos elementos que remetem às características dos orientais. A inauguração do monumento deve ocorrer ainda este mês.

 
“Os imigrantes japoneses têm enorme importância na história do município e para citar apenas uma de suas muitas contribuições ao desenvolvimento da cidade basta lembrar que a evolução da viticultura em Marialva tem um enorme débito com a colônia. Então, nada mais justo que homenageá-los”, diz o prefeito Humberto Feltrin. O monumento deve ser inaugurado este mês.
 
As primeiras famílias de imigrantes se instalaram no município em 1937 e hoje as tradições da cultura nipônica são preservadas tendo como referência a Associação Cultural e Esportiva de Marialva (Acem). Ano passado, por ocasião dos 70 anos da imigração japonesa na cidade, diversas autoridades nacionais prestigiaram evento organizado pela entidade.
 
O monumento, de base triangular, com todos os lados iguais, invoca a figura do equilíbrio e da perfeição, características marcantes dos japoneses. De acordo com o arquiteto Marcos Kenji, o corpo da obra, de aparência bruta e irregular, representa a rusticidade da vida dos primeiros imigrantes e as dificuldades que enfrentaram para se integrarem a uma nova sociedade.
 
Placas de granito polido que contornam a estrutura demonstram o grande trabalho já realizado pelos imigrantes e seus descendentes ao longo da história, “partindo de uma situação de adversidade para uma posição de respeito e plena integração à sociedade brasileira”, frisa o arquiteto Marcos Kenji.
 
No topo da estrutura uma esfera representa o sol, símbolo do país e o globo terrestre com aplicação das bandeiras do Brasil e do Japão em alto relevo, ligados por anéis com a logomarca da comemoração dos 100 anos da imigração. Os anéis são representativos do forte elo de integração existente entre os dois países.
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também