As provas serão realizadas no dia 30 de maio de 2010, em local à ser definido e posteriormente divulgado. A taxa de inscrição é de R$ 18,00 (baixa renda pode pedir isenção)

IBGE realizará processo seletivo simplificado para recenseadores em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 399 vezes


Ouvir matéria

Este ano (2010), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o 12º Censo em todo País. Para realização dos trabalhos, será formada uma comissão em cada município. Em Marialva já começaram os preparativos para contagem da população.

 

Para o Prefeito Deca, o Censo é um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e de suas características socioeconômicas. “Os dados deste censo são fundamentais para conhecermos a realidade do nosso município e podermos planejar o futuro. Iremos realizar comparações de como era Marialva anos atrás e como está atualmente”, disse.

 

Processo seletivo
O IBGE irá selecionar candidatos para serem contratados, em caráter temporário, para o preenchimento de 191.972 mil vagas para a função de Recenseador. Para Marialva, ficaram disponíveis 30 vagas (destas, 28 para ampla concorrência e 2 para portadores de necessidades especiais).

 

O que é Recenseador?
O Recenseador é a pessoa que irá visitar todos os domicílios particulares e coletivos do setor em qual for incumbido, para que realize a entrevista e colete os dados dos moradores. Os Recenseadores percorrerão casa por casa para realizar a pesquisa do IBGE.

 

Vale lembrar que para fazer um censo demográfico, em um país como o Brasil, é uma operação grandiosa e complexa. Significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5565 municípios e aproximadamente 58 milhões de domicílios.

 

Salários
Os recenseadores não receberão remunerações fixas, mas por produção, ou seja, de acordo com o número de pesquisas que realizar. O valor estipulado para cada pesquisa será negociado na fase da contratação.  Além disso, o IBGE oferece também o benefício do 13º salário, proporcional ao período trabalhado.

 

Inscrições
Alguns dos pré-requisitos, para se inscrever é ter, no mínimo, concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau) e ter 18 anos de idade completos. São duas possibilidades para realizar a inscrição: 1ª – pela internet acessando o site http://www.cesgranrio.org.br, sendo que a data para se inscrever vai até 04 de abril.

 

A 2ª opção é dirigir-se à unidade dos Correios em Marialva, situada na Rua Presidente Nereu Ramos. A data para inscrição no posto credenciado vai até 19 de março.

 

Prova
A aplicação da prova objetiva irá acontecer no dia 30 de maio, das 13h às 17h. Será composta de questões do tipo múltipla escolha e apresentará uma única resposta correta. O candidato terá 04 horas de duração para responder as questões. O teste ocorrerá simultaneamente em todos os locais de provas no país inteiro.

 

A prova será composta por 10 questões de língua portuguesa (que representarão 15% da nota), 10 matemática (20%), 10 conhecimentos gerais (15%) e 20 conhecimentos técnicos (50%).

 

Não serão eliminados, na prova objetiva, os candidatos que acertarem, pelo menos, uma questão de cada matéria da prova.

 

Treinamento
Após a prova, os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa serão convocados para um treinamento. Estará aprovado, para ocupar uma das 30 vagas, o candidato que ao final do treinamento acertar no mínimo 40% do teste final. A convocação para ser contratado será através de listagem divulgada pelo IBGE ao final do treinamento.

 

Censo 2010
Para o 12º Censo 2010, o IBGE aplicará dois questionários aos moradores. “Queremos identificar quantos somos, como somos, como vivemos, se possuimos água encanada, esgoto, energia elétrica, se trabalhamos, estudamos, entre uma série de questionamentos”, contou  o Coordenador da Sub-área do Censo 2010 do IBGE, Marcos Antonio Melo.


Segundo ele, serão considerados moradores de Marialva, para computar na pesquisa, pessoas que estejam a mais de 12 meses no município. “Caso a pessoa esteja a trabalho há pouco tempo, será considerada habitante da cidade de onde veio”, finaliza Melo.  

Serviço
O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Processo Seletivo Simplificado tal como o Edital, processo de inscrição, local de provas, gabaritos, resultado das provas, resultados dos recursos e resultado final no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
(http://www.cesgranrio.org.br)

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação dos resultados finais.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também