A exposição acontece de 07 de maio a 13 de junho, com entrada franca e aberta ao público

Marialva recebe a exposição Paraná - Caminhos da História e da Arte

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 454 vezes


Ouvir matéria

Marialva vai receber a partir do dia 07 de maio, sexta-feira, a exposição itinerante Paraná - Caminhos da História e da Arte, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A exemplo do projeto Mostra Regional de Artes Visuais, essa exposição itinerante vai atender as dezoito regionais de cultura do Paraná até o final do ano. Em Marialva, a mostra oferece uma oportunidade para o público de todas as idades conhecer um pouco mais sobre a história do estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 16:00 horas, no Paço Municipal, localizado à Rua Santa Efigênia, nº 980, centro. Com a presença da Secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, do Prefeito Deca e de autoridades da região. A exposição acontece até o dia 13 de junho, com entrada franca e aberta ao público.

Paraná - Caminhos da História e da Arte vai percorrer dezoito cidades de regiões diferentes do estado. Nesta nova fase do Projeto o público vai conhecer a história do estado que será dividida da seguinte forma: Ancestralidade: Paraná Pré-história (peças arqueológicas e arte rupestre) e o Paraná Indígena (objetos dos principais grupos – guarani, kaingang e xetá); Migrações: Principais grupos colonizadores, diversidade étnica na formação da população paranaense, surgimento de centros urbanos e primeiros artistas e o ensino da arte; Viajantes: Registros dos artistas viajantes dos primeiros núcleos urbanos; Migrações; Natureza: Paisagem rica e diversificada, Serra do Mar, Araucária – importante árvore da flora paranaense e a importância da terra roxa nas lavouras do estado; Cidades; Economia e Sociedade: Ciclos econômicos, a criação da Junta Comercial do Paraná, desenvolvimento dos meios de comunicação, proliferação das plantações monocultoras e instalação das indústrias automotivas e, finalmente, Contextos Regionais: fotos históricas que registram o desenvolvimento das diversas regiões do estado.

A Secretária de Cultura, Vera Mussi, adianta que essa exposição tem cunho didático e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do estado. “Esta nova etapa do projeto vem dar continuidade a itinerânica levando a outras cidades e novos públicos este conhecimento possibilitando-se o acesso à história e ao desenvolvimento cultural deste estado em que vivemos. Estão sendo disponibilizados objetos, documentos e obras de arte originais a fim de disseminar a produção cultural dos artistas que fizeram a trajetória da arte paranaense e com acervo dos museus da Secretaria que cedem parte de suas obras para circular pelo interior do Paraná”. De fato, a Mostra apresenta pinturas, documentos e objetos dos museus paranaenses, Alfredo Andersen, da Imagem e do Som, de Arte Contemporânea e Casa João Turin.

Serviço: 

Paraná - Caminhos da História e da Arte em Marialva.

Abertura dia 07 de maio, sexta-feira, às 16:00 horas, no Paço Municipal. Localizado à  Rua Santa Efigênia, nº 980 - Centro.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13:30h às 17h00.

Encerramento dia 13 de junho.

Entrada franca. 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também