Espetculo ser apresentado no Cine Teatro Municipal Sonia Maria Silvestre Lopes

?O Mercador de Veneza?, hoje em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 207 vezes


Ouvir matéria

O Governo Municipal, atravs da Secretaria de Educao e Cultura, estria em Marialva o ousado projeto da Cia. do Barco Voador, O Mercador de Veneza de William Shakespeare.

Dirigido por Pedro Ochoa, o espetculo ter apresentao nica, hoje, quinta-feira, dia 07 de abril, a partir das 20:30 horas, no Cine Teatro Municipal Sonia Maria Silvestre Lopes.

No ser permitida a entrada aps o incio do espetculo.

Sinpse

Bassnio (Mateus Moscheta), um nobre veneziano que perdeu toda sua herana planeja casar-se com Prcia (Mariela Lamberti), uma bela e rica herdeira. Seu amigo Antonio (Murilo Lazarin) concorda em lhe emprestar o capital necessrio para que ele viaje at Belmonte, no continente, onde vive Prcia. Como Antonio um mercador, toda a sua fortuna est investida numa frota de navios mercantes que navegam em guas estrangeiras. Ele ento faz um emprstimo junto a Shylock (Ben-Hur Prado), um agiota que concorda em emprestar o dinheiro, desde que Antonio empenhe uma libra de sua prpria carne como garantia. Quando Bassnio chega a Belmonte, descobre que para ganhar a mo de Prcia ter que se submeter a um teste envolvendo trs arcas, deixado pelo pai da moa antes de morrer e ainda recebe a noticia que os barcos de Antonio naufragaram e ele perdeu toda sua fortuna, estando sua vida, agora, nas mos de Shylock.

Sobre O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza confronta o que h de melhor e que h de pior na alma humana: tolerncia , intolerncia, usura, benemerncia, amizade, vingana, interesse, paixo, romance e sublime poesia.
Enquadrada entre as comdias do bardo ingls, uma pea peculiar, pois se desenrola de tal forma, que a dramaticidade impe-se sobre o gracejo, e desvela seu sentido tragicmico. O enredo transita por duas ticas: de um lado o penhor de uma libra de carne,e o fio condutor romntico, o da escolha do noivo por meio de cofres de diferentes materiais e significados.
O Mercador de Veneza enfoca dois discursos que se frontalizam e onde as personagens no so passveis de conciliao: Shylock, o judeu e Antnio, o mercador cristo, no nos permitindo, as mais das vezes, um distanciamento impessoal, pois Shakespeare consegue envolver entre as questes que permeiam a tragicomdia, os conflitos que moram no corao dos homens. Nos inquieta porque os princpios ticos e o contexto legal nem sempre se harmonizam e as razes e contra-razes se chocam num clima passional, excedendo-se a precariedade jurdica com a exercitao das palavras, das falsas verdades e das manipulaes ideolgicas.
O ?Mercador de Veneza? e sua dialtica de drama histrico, nos faz ver que a justia que no feita em seu momento preciso, gera injustia e essa por sua vez torna-se vingana.

Origem da pea

?A trama de O Mercador de Veneza o resultado da mistura de duas outras de origens diversas, mas dotadas ambas de fortes caractersticas de narrativas tradicionais como os contos de fadas ou os do folclore. Uma escolha a ser feita entre trs opes, duas erradas e uma certa - e que tanto podem ser objetos quanto pessoas - tem sido apresentada em incontveis manifestaes com toda espcie de variantes, como por exemplo, O Amor de trs laranjas, Cinderela ou as trs irms de Rei Lear; mas a quase-totalidade do enredo tal como ele se apresenta nesta comdia, Shakespeare o encontrou na histria de Gianetto em uma coletnea de novelle italianas intitulada Il Percorone, que foi escrita - ou talvez apenas organizada - por Ser Giovanni Fiorentino, escritor de quem no se conhece qualquer outra obra. Nesta fonte, no entanto, a prova da conquista da moa apresentado sob a forma de o candidato agentar uma noite inteira acordado, sendo que os dois primeiros so adormecidos com sonferos ministrados s escondidas; a variante com trs arcas, por outro lado, o poeta pode ter tirado do poema Confesso Amantis, de John Gower, do Decameron, de Boccio, ou da veneranda Gesta Romanorum, que nasceu no sculo XIV mas teve duas edies em ingls no sculo XVI.
A histria do pagamento de uma dvida por meio de uma libra de carne tambm poderia ser encontrada em bom numero de fontes, sendo que ao menos duas seriam de fcil acesso para Shakespeare, a popular A Balada da Crueldade de Geruntus, que data de antes de 1590, e O Orador, uma coletnea de oraes, dentre as quais se encontra a que leva o ttulo de um judeu, que queria, por uma dvida, obter uma libra de carne de um cristo. ?

Contexto Social

?A criao de O Mercador de Veneza, parece refletir com bastante preciso a forte onda de anti-semitismo que varreu Londres em 1593-94; Rodrigo Lopez, um judeu portugus que havia atingido a elevada posio de mdico pessoal da rainha Elizabeth I, envolveu-se em uma complexa trama poltica (em torno de Portugal e no da Inglaterra) e acabou acusado de tomar parte de uma conspirao para assassinar a soberana. Hoje em dia h quase que total certeza de que a acusao feita a Lopez foi forjada, mas na poca o clima ficou muito violento, e o mdico judeu efetivamente foi enforcado em junho de 1594.?

?Durante o perodo da Segunda Guerra Mundial, Shylock foi interpretado como impressionante defensor da dignidade de sua raa, vitima de constantes perseguies de um cristianismo cruel.?

** Brbara Heliodora uma das maiores autoridades em Shakespeare no Brasil e de sua autoria uma das melhores tradues da obra para a lngua portuguesa. Os trechos acima so de seu livro, publicado pela editora Nova Fronteira em 1989.

O Autor

William Shakespeare nasceu em Stratford-on-Avon, Inglaterra, no dia 23 de Abril de 1564 e morreu no mesmo lugar em 1616. Como o dramaturgo mais popular do mundo e gnio da humanidade,, nos desafia h mais de 400 anos a conhecer seus personagens mticos. O contador de histrias ingls, usou o teatro, meio de comunicao direto, para nossa recreao e reflexo. Nenhum autor na literatura gozou ou goza de tanto prestgio como William Shakespeare. As situaes por ele retratadas passam pela ambio, poder, amor, avareza, velhice, cimes e racismo. Era profundo conhecedor da Bblia, do Latim, do Grego, do Ingls, dos grandes pensadores renascentistas e das crnicas histricas. Casou-se aos 18 anos e teve 3 filhos. Em 1589 viajou sozinho para Londres e l iniciou sua carreira de escritor. Escreveu dramas histricos, tragdias, comdias, obras lricas e inmeros sonetos. Entre suas obras mais famosas esto Hamlet, Otelo, Rei Lear, Macbeth, Romeu e Julieta, A Megera Domada, Ricardo III, Sonho de Uma Noite de Vero, A Tempestade, O Mercador de Veneza e Henrique IV.

MACHADO DE ASSIS (apud NUNES & NUNES, 1989, p. 16) explica o poder literrio que o poeta ingls exerce ainda em nossos dias: ?um dia, quando j no houver Imprio Britnico nem Repblica norte-americana, haver Shakespeare; quando se no falar ingls, falar-se- Shakespeare? e em JULIN MARAS (1977, p. 179) se encontra a resposta para o enigma William Shakespeare, quando ele diz: ?H quatrocentos anos William Shakespeare nascia, mas vive ainda hoje fragmentado nos mil dramas memorveis, nos milhes de palavras que brilham como folhas, que resistem morte e, juntas, recompem o mistrio de sua personalidade esquiva.?

Ficha Tcnica

Texto William Shakespeare
Direo e Adaptao Pedro Ochoa
Assistente de Direo Mateus Moscheta
Msicas e Trilha Maestro Rael Gimenes
Cenrios e Figurinos Flavio Costa
Iluminao Eduardo Natal
Direo de Produo Ben-Hur Prado
Produo Executiva Ellen Humphreys
Assistentes de Produo Luci Rodrigues
Fotografias Ngela Souza
Operador de Luz Amauri Martins
Operador de Som Rael Gimenes


Elenco:
Ben-Hur Prado
D.X.
Elison Pereira
Ester Bello
Flavio Cardoso
Flavio Costa
Luciano Rodrigues
Mariela Lamberti
Mario Takeguma
Mateus Moscheta
Mayara Pulga
Murilo Lazarin
Paula Barbosa
Valria Bonifcio

Servio:

? Espetculo: O Mercador de Veneza de William Shakespeare
? Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes
? 07 de abril (quinta-feira)
? 20:30 horas
? Preo nico: R$ 10,00
? Venda de Ingressos: Pao Municipal; Casa da Cultura Hlio Depieri; Secretaria da Educao e Cultura; Rdio Rural FM; Miro`s Po; ACIMAR; e loja Estrela Nua
? Recomendao etria: 12 anos

Maiores informaes: (44) 3232 1807 / 9962 0406 / 8811 0028.

 Galeria de Fotos

 Veja Também