CTC ser inaugurado amanh, sexta-feira. Diversas autoridades confirmaram presena

Marialva lana projeto pioneiro no Norte do Paran

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 230 vezes


Ouvir matéria

Amanh, sexta-feira (14), s 9h, o Governo Municipal de Marialva estar inaugurando o Centro de Triagem e Compostagem (CTC), localizado na Rodovia Luiz Carlos Mascente ? Estrada Marialva km 08. A obra ser sede do Projeto PROGREDIR (Programa de Gerao de Renda, Desenvolvimento Integrado e Reciclagem). Diversas autoridades devero estar presentes.

A nova estrutura conta com aproximadamente 1.100m2 de rea construda, compreendendo setor administrativo, refeitrio, sanitrios, baias de compostagem e o barraco de triagem. As edificaes tm apelo voltado preservao ambiental, como, por exemplo, a cobertura com telhas ecolgicas e fossa sptica biodisgestora.

De acordo com o Secretrio de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato, Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resduos slidos urbanos. ?Quando atingirmos o pleno funcionamento do Centro de Triagem e Compostagem, apenas 15% do total coletado ir para o aterro sanitrio. O nosso projeto o primeiro implantado na regio?, frisa Valdinei.

A ACLIMAR (Associao dos Catadores de Materiais Reciclveis de Marialva), ser responsvel pela operao do CTC, que ter a capacidade de agregar mais de 50 pessoas.

?Com a implantao completa do projeto, todo o lixo produzido pelos moradores passar por um processo de triagem onde os materiais reciclveis sero segregados e enfardados, j o material orgnico passar pelo processo de compostagem, resultando em rico composto orgnico, gerando emprego e renda para diversas famlias da cidade?, disse o Prefeito Deca.

Com a implantao do PROGREDIR o municpio de Marialva colher melhorias significativas nos mbitos social, ambiental e econmico, melhorando a qualidade de vida dos membros da associao (ACLIMAR), diminuindo o impacto no aterro sanitrio e aumento de sua vida til, reduzindo nveis insignificantes o envio de resduos reciclveis ao aterro, agregando valor econmico ao resduo slido urbano, gerando uma nova atividade econmica com a compostagem. Alm disso, o municpio fica em conformidade com A Poltica Nacional de Resduos, onde a reciclagem e a compostagem so itens considerados obrigatrios no tratamento dos resduos slidos urbanos.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também