?As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade? (Comenius)

Quarta-feira tem eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas públicas Estaduais e Municipais

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 164 vezes


Ouvir matéria

No próximo dia 23 de novembro, quarta-feira, todas as escolas públicas Estaduais e Municipais de Marialva elegerão seus respectivos gestores: diretores e vice-diretores. A conquista da eleição direta para os dirigentes das unidades de ensino ocorreu após muita luta e da organização de classe. Antes de ocorrer o processo de eleição para diretores de escola os mesmos eram indicados; o que, naturalmente, favorecia o clientelismo político e a submissão das instituições educacionais a interesses ideológicos e políticos pouco nobres.

O momento é de grande relevância e oportuno para discutirmos a relação entre educação e democracia; o que pressupõe um debate acerca da escola que queremos e do perfil de gestor mais apropriado a esta escola que queremos. Diante disto, a comunidade escolar, que é formada por funcionários, pais e alunos está convidada a exercitar o seu papel de cidadã, uma vez que deverão escolher pelo voto direto o gestor que considere mais adequado para a instituição em que trabalha ou que seu filho (a) estuda.

Paulo Freire, um dos maiores educadores que esse país conheceu, diz que a escola é principalmente, lugar de ser feliz. É o lugar onde fazemos amigos inesquecíveis. É onde nos apaixonamos pela primeira vez. É onde descobrimos que a nossa vida é muito maior que a nossa casa. Não se trata apenas de prédios, salas, quadros, carteiras, horários, conceitos, programas. Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, estuda, que se conhece, conhece o mundo e se estima. Escola é lugar de produção de conhecimento e de felicidade!

Esta é a escola dos sonhos de muitos, tanto educadores quanto alunos! Mas, como construí-la na sociedade contemporânea marcada pelo individualismo, pela ausência de limites, pela informatização e por mudanças cada vez mais aceleradas em todas as esferas da vida social?

É evidente que não há um livro de receitas. A construção da escola que desejamos é consequência de uma série de fatores. Não é, seguramente, responsabilidade exclusiva do gestor. Mas este é peça fundamental nesse processo.

Porquanto, pensamos que o diretor com o perfil mais adequado ao modelo de escola acima mencionado é aquele que, entre outras coisas: valorize e aprofunde as instituições democráticas dentro da unidade de ensino; preze pela disciplina e pela organização; comunique-se bem, saiba argumentar, debater e defender ideias e projetos; tenha iniciativa e criatividade. Possua sólida formação acadêmica e aptidão para a pesquisa científica; domine as novas tecnologias e oportunize sua aplicação educacional. Saiba administrar conflitos ao invés de negá-los. Esteja aberto ao novo, repudie qualquer tipo de preconceito e incentive a tolerância, a alteridade e o respeito às diferenças.

Escolha de diretor de escola é coisa muito séria. A eleição para os gestores escolares é uma oportunidade ímpar de repensarmos e discutirmos a própria educação. É uma experiência que deve se converter também em uma aula prática de cidadania. É a escola pública irradiando e ensinando democracia para a sociedade.

Texto escrito pela Professora Dalva Linda Vicentini, uma grande profissional da Educação.

 Galeria de Fotos

 Veja Também