Um pouco de história

Marialva ontem e hoje, uma lição de crescimento e cidadania

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 179 vezes


Ouvir matéria

Ao comemorar seus 60 anos de idade, Marialva se destaca entre as cidades consideradas com um alto índice de crescimento. Todo esse progresso e avanço tiveram seu início lá trás, com a coragem dos nossos pioneiros, os primeiros moradores que não mediram esforços e trabalharam duramente quando aqui chegaram, transformando aquela densa mata em uma cidade que hoje, orgulha àqueles que escolheram aqui para viver e construir sua família.

Uma cidade que despontou entre Mandaguari e Maringá, municípios que servem de referência e que, igualmente nasceram por obra da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa responsável pela colonização de uma grande parte da área geográfica do Estado.

Foi elevada a distrito de Mandaguari em 1º de outubro de 1947, mas, como uma visível terra de futuro, conseguiu sua emancipação política no dia 14 de novembro de 1951, exatamente um ano após a posse do primeiro prefeito Antonio Garcia Netto.

A origem do nome da cidade é em homenagem ao cavaleiro português D. Pedro de Alcântara Menezes, o Marquês de Marialva.

Marialva foi formada por pessoas que acreditaram na possibilidade de construir sonhos, e todos os administradores que por aqui passaram, partilharam desse sonho e deram sua contribuição para que isso fosse possível, e no esforço de cada um nossa cidade foi se desenvolvendo e transformando em riquezas o fruto da terra dos pioneiros até os dias atuais.

Hoje, ao olhar o passado, essa jovem senhora com certeza se orgulha da própria história, das dificuldades vencidas pelos filhos marialvenses que nunca perderam a fé e foram recompensados pela terra que devolvia em frutos cada semente depositada em seu solo fértil.

O crescimento urbano foi rápido e intenso com a exploração da cafeicultura, atividade agrícola que alavancou o desenvolvimento econômico do norte paranaense, devido às condições adequadas de clima e solo ideal para o plantio de café.

Mas, com o fim do ciclo cafeeiro nos anos 70, atingido por fortes geadas que desestimulou a continuidade dessa atividade, Marialva a exemplo de outros municípios, precisou buscar um novo caminho e alternativas para manter as famílias na área rural. E mais uma vez a coragem superou obstáculos e o município apostou na cultura da uva.

Essa atividade cobre grande parte da área rural do município e tem importante destaque no desenvolvimento econômico, por isso nossa cidade é reconhecida no Estado como a Capital da Uva Fina. O plantio de uva ocupa cerca de 1.500 hectares no município, a produção é de cerca de 50 mil toneladas por ano divididas em duas safras. São cerca de 750 produtores de uva e 1.300 famílias envolvidas diretamente na atividade, sem contar que também emprega em média seis mil pessoas.

Isso nos enche de orgulho, pois nossa produção representa 50% de toda produção do Estado, além de abastecer os mercados da região com uva de excelente qualidade, por se desenvolver amparada em pesquisas e assessoria de técnicos, que inovam no manejo das parreiras e consequentemente aumentando cada vez mais a produção das diversas variedades. As mais cultivadas são a Rubi, Benitaka, Brasil e Itália dentre outras.

O importante, é que a produção de uva mantém as famílias no campo e se tornam exemplos de diversificação de culturas porque produzem também flores, hortaliças e outras atividades. A Festa da Uva Fina já se tornou tradicional e uma excelente promoção para a viticultura, elevando ainda mais o nome da nossa cidade aos mais longínquos lugares.

Marialva cresceu e vem crescendo cada vez mais, com isso a cultura do seu povo evoluiu e continua avançando através da educação, saúde, esportes, artes, agricultura, infra-estrutura e vários outros segmentos.

São muitos os destaques, justas homenagens, lembranças dos que já não estão mais conosco, muita coisa a comemorar, e muito ainda a construir, pois a história de um povo atravessa o tempo e ajuda a formar conceitos de cidadania que permite uma reflexão de como a história resgata nossa identidade, e como é importante o cuidado de quem administra com carinho e o zelo dos que aqui vivem.

Isso ficou claro em seu desfile de comemoração dos 60 anos, ali desfilou também o orgulho de todos os cidadãos que de alguma forma participou e ainda participa da história de vida do seu lugar, do lugar de realização de sonhos onde no dia a dia reafirmamos nosso compromisso de continuar construindo, inspirados nos pioneiros, uma comunidade digna, mantendo acima de tudo a mesma fé e esperança que um dia os guiaram até aqui, para que hoje e sempre consigamos dedicar à nossa querida cidade de Marialva todo louvor que ela merece. Parabéns a todos nós!

Por Ivete Moura ? Jornalista.

 Galeria de Fotos

 Veja Também