O folclore brasileiro se originou atravs da mistura de diferentes raas

Dia 22 de Agosto Dia do Folclore

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 217 vezes


Ouvir matéria

Folclore no apenas fogos, danas e festas. a histria construda pelos anseios, preservada pelos seus valores aspiraes e esperanas de um povo, uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multides, que busca a sua verdade na identificao da cidadania mantendo vivas suas razes transmitidas de pai para filho, de gerao a gerao, sem que se percam ao longo do tempo.

Podemos chamar de folclore aquilo que fantasia, inveno de um povo, onde so envolvidas suas tradies, costumes e lendas. Variam de regio para regio, de grupo social, de etnia.

So as manifestaes populares que podem aparecer em festas, alimentos, remdios, crenas, supersties, danas, contos populares, provrbios, adivinhaes, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre vrias outras.
A palavra folclore derivada das palavras ?folk e lore?, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

O surgimento da data se deu atravs do arquelogo ingls William John Thoms, que resolveu fazer um estudo sobre as tradies e lendas do seu pas, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William no usou seu nome, mas o pseudnimo de Ambrose Merton, pois temia no ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.

O folclore brasileiro se originou atravs da mistura de diferentes raas, como dos ndios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raas foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

Os personagens folclricos mais conhecidos da nossa cultura so: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os ps voltados para trs, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destru-la; o Saci-Perer, negrinho de uma perna s, que usa uma carapua vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e tambm assusta pessoas que tentam destruir as florestas.

O Boto uma espcie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moas, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabea, uma mulher que fez tanto mal que a prpria natureza a fez soltar fogo pelo pescoo, como castigo.


Fonte de pesquisa: http://www.brasilescola.com

 Galeria de Fotos

 Veja Também