O tratamento s eficaz se a doena for descoberta no incio

Programa ir avaliar qualidade e segurana em mamografias no Paran

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 196 vezes


Ouvir matéria


O cncer de mama ainda uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, tambm a doena que mais leva a bito as brasileiras. O tratamento s eficaz se o cncer for descoberto no incio e o exame que detecta o problema a mamografia.

Em aes promovidas pela Secretaria de Sade na campanha Outubro Rosa, foi lanado nesta quinta-feira (4) o Programa Estadual de Vigilncia da Qualidade dos Servios de Mamografia, para identificar qual o grau de segurana e qualidade existem nos laudos emitidos, visando o diagnstico precoce do cncer de mama. O lanamento, que foi transmitido para 380 pessoas nas 22 Regionais de Sade por videoconferncia.

O Estado tem hoje 159 mamgrafos em funcionamento, sendo que 88 realizam exames pelo Sistema nico de Sade (SUS). A portaria 1.101, de 12/06/2002, do Ministrio da Sade, estabelece o parmetro de um mamgrafo para cada 240 mil habitantes. ?O Paran tem equipamentos em quantidade suficiente, pois existem dois mamgrafos SUS e 3,7 mamgrafos para cada 240 mil habitantes se contarmos todos os equipamentos?, disse o secretrio da Sade, Ren Jos Moreira dos Santos.

Em 2011 foram realizadas no Paran cerca de 230 mil mamografias, sendo que a maioria delas em mulheres com menos de 50 anos. O cncer de mama o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres, principalmente acima dos 50 anos. ?Queremos que a preveno do cncer de mama seja feita atravs da rede, tendo elo entre o SUS e os usurios as unidades de sade (ateno primria)?, enfatizou o secretrio.

na unidade que as mulheres tero informaes, principalmente sobre o auto cuidado (exames preventivos e qualidade de vida), e acesso consulta especializada e ao exame de mamografia se for indicado.


Fonte: http://www.aen.pr.gov.br


Assessoria de Comunicao PMM

 Galeria de Fotos

 Veja Também