A comemorao no Brasil s ganhou espao a partir da dcada de 1950

Dia da Criana ? 12 de outubro

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 178 vezes


Ouvir matéria

O Dia das Crianas uma data comemorada em diferentes pases. De acordo com a histria e o significado da comemorao, cada pas escolhe uma determinada data e certos tipos de celebrao para lembrar de seus menores.

Ao mesmo tempo, o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianas.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declarao dos Direitos da Criana. Nesse documento, se estabeleceu uma srie de direitos vlidos a todas as crianas do mundo como alimentao, amor e educao. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianas aconteceu algumas dcadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, ento capital do Brasil, sediou o 3 Congresso Sul-Americano da Criana. No ano seguinte, aproveitando a recente realizao do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto n. 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemorao do Dia das Crianas.

Entretanto, a data no se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data comeou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indstria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lanou a chamada ?Semana do Beb Robusto?. O sucesso da campanha logo atraiu a ateno de outros empresrios ligados indstria de brinquedos.

Com isso, lanaram uma campanha publicitria promovendo a ?Semana da Criana? com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresrios revitalizassem a comemorao do ?12 de outubro? criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianas passou a incorporar o calendrio de datas comemorativas do pas.


Fonte: http://www.brasilescola.com



 Galeria de Fotos

 Veja Também