Formao Continuada: desafios da gesto escolar

Diretores e Coordenadores Pedaggicos de Marialva se renem mensalmente

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 213 vezes


Ouvir matéria

Em qualquer profisso, a palavra de ordem do momento atualizao. Na Educao no diferente e nas redes de ensino, o termo usado formao continuada para todos, inclusive gestores escolares. Afinal, um gestor bem formado faz toda a diferena nos resultados da escola e no desempenho dos alunos. Por isso, a Secretaria Municipal de Educao preocupa-se com isso e oferecer uma formao voltada para os responsveis pela gesto escolar.

Sabemos, no entanto, que no bastam palestras eventuais com consultores que desconhecem a rotina de um diretor. Uma boa formao continuada envolve reunies peridicas dos gestores com seus pares e com formadores capazes de fazer com que cada um identifique as necessidades de sua unidade e elabore um plano de ao visando solues para as questes do cotidiano escolar.

com este objetivo que a Secretria Municipal de Educao de Marialva ? Maria Inez Benites - estruturou este grupo de formao em que os diretores e coordenadores pedaggicos realizaro estudos e reflexes acerca do papel da equipe diretiva mensalmente. "O objetivo que eles estejam cada vez mais envolvidos com a parte pedaggica", explica a Assessora pedaggica Dalva Linda Vicentini, responsvel por estes momentos de formao. Esses momentos devem prever o debate sobre o papel da liderana e a discusso de problemas reais: "O trabalho do gestor transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas". Importante tambm ter foco para no haver o risco de querer tratar de tudo ao mesmo tempo e o conhecimento construdo nos encontros ficar disperso e sem aplicao.

Os diretores estudam as propostas e reflexes do grupo e cada um faz uma lista das necessidades de sua escola para implement-las. Com base nisso, so elaborados os planos de ao. "O mais importante que o gestor entenda que o responsvel pela implantao da mudana, sempre tendo o compromisso com o aprendizado; que no so "profissionais transitrios". Eles so, sim, gestores e tero mais xito quanto mais conscincia tiverem de sua responsabilidade e se comprometerem - permanentemente - com a ampliao da qualidade do trabalho de todos?, enfatiza a formadora do grupo.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também