Prefeito Deca assinou termo

Municpios do Noroeste tero iseno do pagamento da Emater

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 223 vezes


Ouvir matéria

O Governo do Paran colocou disposio dos municpios da regio Noroeste uma estrutura de assistncia tcnica e extenso rural com 236 tcnicos e 180 veculos totalmente gratuita, ao que vai beneficiar 115 municpios. O termo de cooperao, que formaliza essa parceria foi assinada pelo secretrio da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann, durante encontro nesta tera-feira (14) com prefeitos da regio Noroeste do Estado na Expoing, em Maring.

O convnio foi assinado durante evento que contou com a presena de 350 pessoas entre prefeitos, secretrios municipais de agricultura, lideranas regionais e agricultores. O encontro com os prefeitos aconteceu em conjunto com o evento ?O Porto vai ao campo?, promovido pela Secretaria da Infra Estrutura e Logstica e a Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina.

O convnio est sendo concretizado a partir de uma deciso do governador Beto Richa, que desde o incio de 2013 desonerou as prefeituras do pagamento do convnio da Emater, o que representa uma economia de R$ 20 milhes aos cofres municipais.

Em substituio a essa contribuio, o secretrio Norberto Ortigara sugeriu aos prefeitos do Noroeste que reforcem suas equipes tcnicas de assistncia e extenso rural para melhorar o desempenho dos servios prestados pelo Estado aos agricultores. A atual estrutura atende cerca de 32% dos 71 mil agricultores da regio.

A meta com essa parceria com os municpios ampliar o atendimento para pelo menos 50% dos agricultores familiares, disse Rubens Niederheitmann, presidente do Instituto Emater.

Ele falou dos benefcios da assistncia tcnica e extenso rural, atravs da Emater, que facilitam o acesso do agricultor a recursos de programas federais e estaduais. No ano passado, foram destinados cerca de R$ 1 bilho em recursos de crdito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). ?So recursos que fortalecem a agricultura e vo movimentar a economia dos municpios?, disse Niederheitmann.

?Atravs desse termo de cooperao, o governo do Estado est colocando gratuitamente uma estrutura tcnica a servio dos municpios e essa iseno deve ser revertida em aes para o desenvolvimento da agricultura e da pecuria que garantem renda no campo?, recomendou Ortigara. ?Para consolidar essa parceria, ele lembrou aos prefeitos que apresentem projetos tcnicos bem elaborados com metas a serem alcanadas?, afirmou.

Para o prefeito de Marialva e presidente da Amusep (Associao dos Municpios do Setentrio Paranaense), Edgard Silvestre, esse termo de cooperao abre uma nova expectativa de fortalecimento da agricultura para viabilizar as pequenas propriedades. ?Essa desonerao vai nos ajudar bastante?, disse.

Segundo o prefeito, no fosse a Emater os municpios no teriam condies de atingir as metas do Programa Nacional de Alimentao Escolar que destina 30% dos recursos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar. ?A Emater que ajuda a organizar as cadeias produtivas e a troca de informaes com os agricultores fundamental para que elas possam produzir mais e melhor?, destacou.

PARTICIPANTES - O encontro com prefeitos da regio Noroeste contou com a presena do presidente da Sociedade Rural de Maring, Wilson de Matos Silva Filho, os secretrios da Infraestrutura e Logstica, Jos Richa Filho, da Indstria, comrcio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, do superintendente do Porto de Paranagu, Luiz Dividino, e do prefeito em exerccio de Maring, Claudio Ferdinandi.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também