A chamada ?blitz? foi realizada no cruzamento da Rua Formosa, com a Avenida Cristvo Colombo

CREAS realiza mobilizao em aluso ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual contra Crianas e Adolescentes

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 302 vezes


Ouvir matéria

Na ltima sexta-feira, 17 de maio, o CREAS ? Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social de Marialva realizou uma grande mobilizao no centro da cidade em aluso ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual contra Crianas e Adolescentes ? 18 de maio.

A chamada ?blitz? foi realizada no cruzamento da Rua Formosa, com a Avenida Cristvo Colombo, com o intuito de conscientizar a populao e mobilizar a opinio pblica acerca do problema da violncia praticada contra crianas e adolescentes.

Panfletos foram distribudos, alm da exposio de faixas com frases. A ao contou com a participao da equipe do CREAS, Conselho Tutelar, Estagirios de Assistncia Social, Faculdade Dimenso de Maring, Secretaria de Assistncia Social e colaboradores.

Referente ao tema, outras atividades esto sendo realizadas no municpio, como palestras e fornecimento de informaes comunidade.

De acordo a Coordenadora do CREAS, a assistente social Creonice Prado da Cruz Ito, uma em cada 05 crianas sofrem abusos sexuais. ?As conseqncias de uma violncia sexual praticada contra crianas ou adolescentes so terrveis. Estamos fazendo nossa parte para que esse problema deixe de existir em nossa cidade. Lembrando que a atitude do cidado pode ajudar nessa tarefa. Para denunciar, entre em contato com o Conselho Tutelar, atravs do telefone: (44) 3232 2332?, disse.

18 de maio

A escolha da data uma lembrana a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, ento com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional famlia capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignao e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes vem manter viva a memria nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
De autoria da ento deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criana e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: ?Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual Infanto-juvenil?.
Desde ento, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianas e Adolescentes promovem atividades em todo o pas para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violncia sexual.

Contato

O CREAS de Marialva atende na Rua Maximiliano Berto, n 26 ? Jd. Custdio. O horrio : de segunda sexta-feira, das 8h as 11h30, e das 13h30 as 17h00.

Maiores informaes: (44) 3232 9415.

 Galeria de Fotos

 Veja Também