Cidade pioneira em projeto que mapeia todos os servios e atraes da cidade

Marialva lana Inventrio Turstico

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 233 vezes


Ouvir matéria

Na tarde da ltima sexta-feira, 10 de outubro, no Parque da Uva (sada para Mandaguari), o Governo Municipal de Marialva, por meio do Sebrae e Departamento de Turismo realizou a cerimnia de entrega do Inventrio Turstico do municpio. O Prefeito Edgar Silvestre-Deca esteve presente.

O documento tem como finalidade realizar o levantamento, identificao e registro dos atrativos tursticos, servios e equipamentos e da infraestrutura de apoio atividade, para que sirva como instrumento-base de informao para fins de planejamento, gesto e promoo do turismo, bem como das reas relacionadas. um completo e detalhado levantamento de tudo o que a cidade tem a oferecer como atrativo para turistas, visitantes e moradores.

Alm disso, o Inventrio Turstico um dos critrios exigidos pelo Ministrio do Turismo, assim como a Lei de Incentivo ao Turismo; Regimento Interno do Turismo; e Conselho Municipal do Turismo.

Atualmente, Marialva segue todos os critrios estabelecidos, considerando que este ponto fundamental para elevar o municpio na hierarquizao turstica estadual e federal, e consequentemente contribuir para a busca de recursos junto a diversos ministrios. No entanto, nesse processo, se faz necessria a articulao poltica local.

A Diretora do Departamento de Turismo, Cristina Jacometto, ressaltou a importncia de toda a cidade "abraar" o projeto. "O Inventrio no da Prefeitura nem do nosso Departamento, de toda a cidade. Os empresrios e a populao precisam tomar para si o projeto, pois s assim teremos sucesso. Esse valoroso documento um levantamento completo da oferta turstica da cidade, capaz de apontar tudo aquilo que Marialva tem como atrativo, e de gerar informaes para que seja possvel realizar um turismo que realmente beneficie a populao. Com o inventrio, vai ser possvel conhecer as caractersticas, qualidades e deficincias da cidade, e possvel, a partir da, definir o que precisa ser melhorado ou aperfeioado. A participao da populao e dos empresrios ser vital para o sucesso do projeto?, explicou.

Objetivos do Inventrio Turstico

? Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores, dados confiveis sobre a oferta existe;
? Permitir a anlise do significado econmico do turismo e reas correlatas e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal, bem como novas oportunidades de negcios;
? Permitir a identificao das particularidades e a classificao de municpios com potencial por parte da esfera estadual e federal;
? Realizar o diagnstico de deficincias, pontos crticos e pontos fortes da localidade;
? e coletar informaes que subsidiem a implantao de novos negcios nas diversas reas envolvidas e na elaborao de roteiros.
Conselho Municipal

No ltimo ms de agosto foi constitudo o Conselho Municipal de Turismo de Marialva e o Regimento Interno, atendendo os critrios estabelecidos pelo Ministrio do Turismo.

Maiores informaes: (44) 3232-8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também