Prefeitura oferece grupo de apoio para quem quer parar de fumar

Terça-feira, 27 de março de 2018

Última Modificação: 04/07/2018 17:49:43 | Visualizada 527 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura de Marialva, através da secretaria de Saúde, está iniciando um GRUPO DE CONTROLE DO TABAGISMO, no dia 05 de abril, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Planalto. A expectativa é iniciar esse grupo com pelo menos 20 pessoas, já existe uma lista de espera, mas quem quiser participar basta se inscrever na própria Unidade de Saúde. 
O uso do tabaco contribui diretamente para o desenvolvimento de diversos agravos de saúde, cuja prevalência vem aumentando progressivamente no último século, gerando custos sociais e econômicos enormes. O tabaco, consumido de diferentes maneiras, configura-se hoje como a principal causa evitável de morte no Brasil e no mundo.
Dados recentes mostram que dos tabagistas que tentam parar de fumar, apenas uma minoria recebe aconselhamento de um profissional de saúde sobre como parar e uma parte menor ainda recebe um acompanhamento adequado para este fim (BRASIL, 2014). 
O tratamento para a cessação do uso do tabaco com abordagem comportamental e terapia medicamentosa, apresenta elevado custo-efetividade e aumenta significativamente as chances do usuário de tabaco alcançar abstinência definitiva. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Marialva oferece tratamento gratuito aos dependentes através das UBS do Jardim Regência, do Conjunto Marialva II e agora contando com o apoio de mais uma unidade, a do Jardim Planalto, que amplia o acesso do tratamento.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também