Saúde

Secretário de Saúde fala sobre o SUS para crianças

Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Última Modificação: 21/09/2018 14:11:49 | Visualizada 974 vezes

Em visita ao Colégio Anjos Custódios, o secretário José Orlando Villa abordou a estrutura do Sistema, bem como orientações de saúde


Ouvir matéria

Convidado pelo Colégio Anjos Custódios nesta quinta-feira, dia 20, o secretário de Saúde, José Orlando Villa, falou a alunos do terceiro ano da escola, abordando temas importantes como a estrutura e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dicas e orientações de prevenção de doenças.

“Todos nós utilizamos o SUS, mesmo que na maioria das vezes alguns mais privilegiados possam fazer uso da saúde particular ou de convênio. Por exemplo, ambulâncias do SAMU, ações das Vigilâncias Sanitárias, análises das águas, controle de vetores, vacinas etc., são serviços de que todos nos beneficiamos e são fornecidos ou geridos pelo SUS”, contou.

O secretário aproveitou a oportunidade para enfocar a dengue e a importância de zerar os focos onde o mosquito vetor (Aedes aegipty) possa se proliferar, que são os locais de água parada. Falou ainda da importância de se ter uma alimentação saudável e explicou o que compõe a rede do SUS e os serviços oferecidos.

Ao ser perguntado por um aluno quais locais de referência na área da saúde temos aqui na região de Marialva, Villa explicou que – por enquanto – são cinco principais: o Hospital Metropolitano, a Santa Casa, Hospital do Câncer, Hospital Santa Rita e o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (HU-UEM).

Villa aproveitou, ainda, para mencionar o Setembro Verde, explicando para as crianças a importância da doação de órgãos e tecidos, e que para isso basta que cada pessoa manifeste essa vontade aos familiares.

“A atividade foi muito boa, saí satisfeito. O interesse gerado nas crianças em buscar o conhecimento, e conscientizá-las desde cedo sobre questões tão importantes sobre a saúde é muito gratificante, além de ser fundamental”, comentou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Secretário de Saúde, José Orlando Villa, fala às crianças do Colégio Anjos Custódios Crédito: Colégio Anjos Custódios
Legenda: Secretário de Saúde, José Orlando Villa, fala às crianças do Colégio Anjos Custódios

 Galeria de Fotos

 Veja Também