Saúde

Marialva teve apenas um caso de dengue confirmado em 2018

Segunda-feira, 07 de janeiro de 2019

Última Modificação: 14/01/2019 15:45:41 | Visualizada 755 vezes

O esforço dos agentes de combate a endemias do município surte bons resultados


Ouvir matéria

O último Boletim Epidemiológico do ano de 2018, publicado no início do novo ano, traz uma boa notícia para Marialva: apenas um caso de dengue foi confirmado entre as 27 notificações registradas de janeiro a dezembro do ano passado.

“Isto é sinal de que o trabalho dos agentes de combate a endemias (ACEs), que vivem em capacitação constante, está em um caminho acertado”, afirma o secretário Municipal de Saúde, José Orlando Villa.

Das 27 notificações registradas, 24 foram descartadas, um caso foi confirmado (na região da Vila Brasil) e duas suspeitas ainda estão aguardando resultados de análises (sendo uma da Vila Brasil e outra do Centro).

Para se ter uma ideia dos avanços representados por este único caso em 2018, foram 830 notificações e 419 casos confirmados em 2016, enquanto que em 2017 foram 145 notificações e 8 casos confirmados, formando uma trajetória de evolução, graças ao esforço conjunto de agentes públicos e da população.

“É importante ressaltar, porém, que o trabalho continua e não podemos baixar a guarda para o mosquito transmissor”, destaca o secretário sobre os cuidados com o Aedes aegipty (não deixar água parada), lembrando ainda que ele também transmite o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

O esforço dos agentes de combate a endemias do município surte bons resultados Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Legenda: O esforço dos agentes de combate a endemias do município surte bons resultados

 Galeria de Fotos

 Veja Também