Balanço

Marialva contra a dengue: quase 150 toneladas de entulho retiradas de 25 bairros e 3 distritos

Segunda-feira, 16 de março de 2020

Última Modificação: 18/03/2020 17:08:32 | Visualizada 631 vezes

De 25 de janeiro a 7 de março, todo sábado foi dia de mutirão em Marialva para lutar contra o mosquito da dengue


Ouvir matéria

A higiene é o melhor caminho para combater a dengue, porque é exatamente nos entulhos e objetos que acumulam água que o mosquito Aedes aegypti se reproduz. Para ajudar a população neste trabalho, a Prefeitura de Marialva vem fazendo diversos mutirões, sempre aos sábados, recolhendo entulhos e outros objetos deixados pelos moradores.

De 25 de janeiro a 7 de março, por volta de 25 bairros e 3 distritos (São Miguel do Cambuí, Aquidaban e São Luiz) receberam mutirão de limpeza da Prefeitura, como uma forma de apoiar os moradores na luta contra a dengue. Nesse período, mais de 150 toneladas de entulho foram recolhidas.

Histórico

A atual administração municipal vem se preocupando com a limpeza dos bairros desde 2017, e diversos mutirões têm sido realizados desde então para este fim. Em 2019, o programa foi ampliado e ganhou o nome “Prefeitura nos Bairros”.

Mais de 30 bairros receberam as equipes da Prefeitura, que retiraram mais de 270 caminhões de entulhos em 11 ações realizadas entre julho e outubro de 2019. Conheça os bairros onde mais houve retirada de entulhos na ocasião:

  1. Jd. Planalto: 70 caminhões de entulho
  2. Conjunto João de Barro: 38 caminhões de entulho
  3. Conjunto João Olímpio da Rocha: 33 caminhões de entulho
  4. Jd. Hamada: 25 caminhões de entulho
  5. Vila Brasil: 25 caminhões de entulho
  6. Luzia Megiato, Residencial Zambaldi e Vila Antônio: 21 caminhões de entulho
  7. Jd. Custódio e Tropical: 16 caminhões de entulho
  8. Conjunto Marialva II e III: 13 caminhões de entulho
  9. Shenandohá: 12 caminhões de entulho
  10. Jd. Itamaraty: 8 caminhões de entulho
  11. Jd. São Pedro I e II: 5 caminhões de entulho

TOTAL: 271 caminhões de entulho

 

Questão de saúde pública

“A responsabilidade pelo combate à dengue é de todos, mantendo seus quintais limpos e não deixando objetos acumularem água; apesar disso, a Prefeitura tem se esforçado muito para auxiliar o povo, não só nesses mutirões, mas também nos registros de novos casos e tratamento das pessoas”, comentou o prefeito Victor Martini.

Até o momento, quase 850 notificações foram registradas em Marialva, sendo mais de 150 casos confirmados, cerca de 90 suspeitas descartadas e outros aproximadamente 600 ainda em investigação. Mais de 70% dos criadouros de larvas foram identificados nas residências, sendo 50% provenientes de lixo doméstico. Não dê mole para o mosquito, colabore!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Marialva contra a dengue: mais de 150 toneladas de entulho retiradas de 25 bairros e 3 distritos Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Marialva contra a dengue: mais de 150 toneladas de entulho retiradas de 25 bairros e 3 distritos

 Galeria de Fotos

 Veja Também