#VidasLokasImportam

Servidoras do CAPS vão às ruas para divulgar luta antimanicomial

Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Última Modificação: 18/05/2022 15:20:17 | Visualizada 202 vezes

A ação foi em referência ao 18 de maio, que é Dia Nacional de Luta Antimanicomial


Ouvir matéria

Assim como todas as ciências, a Psiquiatria tem uma trajetória evolutiva desde o seu surgimento. Desta maneira, aquilo que se acreditava certo no início, hoje já não é mais assim. É o que se vê, por exemplo, em relação a internamentos em "sanatórios" ou "manicômios".

 

Ao se constatar que o paciente tinha sua liberdade e outros direitos violados, sem com isso um resultado relevante no tratamento, começaram a surgir grupos na área para propor novas abordagens de tratamento, mais humanizadas, com o objetivo de descartar uma vez por todas a necessidade de se "prender" alguém a um sanatório. Uma dessas novas formas foram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e temos um deles aqui em Marialva.

 

Diante deste panorama, em 1987 foi criado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, na data de 18 de maio, com o seguinte lema: "Por uma sociedade sem manicômios". Para divulgar e conscientizar sobre esta luta, sete valentes servidoras do CAPS de Marialva foram às ruas para distribuir panfletos para as pessoas, contando essa história, e explicando que a saúde mental tem tratamento, inclusive no SUS, e o melhor: sem a necessidade dos longos internamentos como antigamente.

 

"É fundamental fazermos parte desse movimento, que trata os pacientes como os seres humanos que são, e não como meros 'loucos' que não mereciam atenção ou respeito como antes; inclusive o mote da nossa campanha deste ano é 'Vidas Lokas Importam'", explica a coordenadora do CAPS, Patrícia Daniela Bolonheis Armelin Lazarin.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Servidoras do CAPS vão às ruas para divulgar luta antimanicomial Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Servidoras do CAPS vão às ruas para divulgar luta antimanicomial

 Galeria de Fotos

 Veja Também