Saúde Rural

Mais um Encontro de Saúde realizado para o produtor rural, desta vez na Igreja Matriz

Segunda-feira, 06 de junho de 2022

Última Modificação: 07/06/2022 11:47:19 | Visualizada 209 vezes

O evento é promovido pelo Laboratório de Toxicologia da UEM e pelo IDR-Paraná, com o apoio da Prefeitura


Ouvir matéria

Depois do Distrito de Aquidaban no dia 9 de maio, ocorreu mais um Encontro de Promoção à Saúde de trabalhadores rurais, desta vez no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 6 de junho, promovido pelo Laboratório de Toxicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), com o apoio da Prefeitura de Marialva.

 

Além dos homens e mulheres do campo, foram também convidados seus familiares maiores de 18 anos. Durante o evento, houve palestras informativas e coletas de amostras biológicas dos presentes.

 

Objetivos do evento

De acordo com a coordenadora do Laboratório, a professora dra. Simone Galerani Mossini, a análise apontará intoxicação ou não por agrodefensivos, bem como possíveis riscos de desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e até de câncer. "Nosso objetivo é mapear o impacto dos agrodefensivos na população exposta, bem como o estado geral de saúde dessas pessoas", explica.

 

O técnico Ailton Poppi, do IDR-Paraná, lembra a importância de um monitoramento constante. "A identificação de possíveis intoxicações é fundamental para um tratamento eficaz, protegendo a saúde de todos", comenta.

 

Já o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Nathan Bortolon, que também esteve presente, observa como esse tipo de ocasião traz orientações importantes à população rural. "Eventos como esse chamam a atenção para os cuidados que cada um pode ter com a própria saúde, tanto no sentido preventivo, quanto no diagnóstico precoce de eventuais situações que demandem tratamento", concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

 Veja Também