ALEITAMENTO MATERNO

Saúde de Marialva realiza treinamento sobre aleitamento materno

Terça-feira, 02 de agosto de 2022

Última Modificação: 02/08/2022 15:10:42 | Visualizada 165 vezes

O objetivo foi qualificar a assistência prestada às mulheres, contribuindo com a redução do desmame precoce e promovendo o processo da amamentação


Ouvir matéria

Estamos no Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada, remete ao padrão ouro de qualidade do leite humano, considerado o alimento mais completo para os seis primeiros meses de vida. No leite materno, estão contidas proteínas, gorduras, água, vitaminas, além de fatores de proteção imunológicos importantes para a prevenção de infecções.

 

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Saúde está promovendo treinamentos sobre manejo e aconselhamento em amamentação aos profissionais da atenção primária, como o que aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, na Casa da Cultura, voltado para técnicos em enfermagem e agentes comunitárias de saúde, dando continuidade ao treinamento dado aos enfermeiros do município no dia 13 de julho.

 

"O objetivo foi qualificar a assistência prestada às mulheres, contribuindo com a redução do desmame precoce e promovendo o processo da amamentação", explica o secretário de Saúde, José Orlando Villa. O podcast Café com Leite Materno, com profissionais da nutrição, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem, é outra iniciativa importante, e será divulgado nas redes sociais do município com informações sobre o tema.

 

"Sabemos que o pós-parto e a amamentação são desafiadores e nós, profissionais da saúde, comunidade e sociedade, precisamos estar atentos e amparar essas famílias, com empatia, sendo agentes protetores do aleitamento materno", afirmou Camila Padovani, gerente da Saúde da Mulher e da Criança.

 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano tem como lema "Fortalecer a amamentação, educando e apoiando", ou seja, estando presente em todos os momentos do processo da amamentação, durante o pré-natal, com orientações, no pós-parto imediato, protegendo a amamentação na primeira hora de vida e durante todo o puerpério (período de 45 dias após o parto), apoiando a mulher e a família em suas dificuldades, angústias, avaliando os desafios e conduzindo cada caso individualmente, oferecendo recursos e aconselhamento para fortalecer as famílias.

 

De acordo com o prefeito Victor Martini, treinamentos como esse são fundamentais. "Estamos sempre buscando o melhor para a população, e iniciativas assim são um grande passo nesse sentido", comentou.



 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Saúde de Marialva realiza treinamento sobre aleitamento materno Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Saúde de Marialva realiza treinamento sobre aleitamento materno

 Galeria de Fotos

 Veja Também