Equoterapia

Saúde de Marialva inaugura Terapia Assistida por Cavalos

Segunda-feira, 05 de setembro de 2022

Última Modificação: 08/09/2022 11:22:52 | Visualizada 339 vezes

Para acessarem o serviço, pacientes devem ser encaminhados pelas UBS, APAM ou APAE


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Marialva institui no rol de serviços ofertados pelo SUS a nível municipal ações e serviços de Equoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde. "Isso quer dizer que somos um dos pouquíssimos municípios do Paraná a ter esse serviço", ressalta o secretário da pasta, José Orlando Villa.

 

O espaço, que é localizado na Estrada Perobinha e é em parceria com a Clínica Luan Bento, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 5 de setembro.

 

Para atender as demandas do município, foram disponibilizadas 32 vagas, para atender os pacientes, que - para acessarem o serviço - devem ser encaminhados pelas Unidades Básica de Saúde, APAM (Associação de pais de Autistas de Marialva) ou APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais). Também será disponibilizado transporte aos pacientes encaminhados que não tiverem condições de locomoção.

 

A Equoterapia

Trata-se de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, tais como:

  • Lesões neuro motoras de origem encefálica ou medular
  • Patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos
  • Disfunções sensório-motoras
  • Distúrbios: evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais

 

Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social.

 

Ficou com mais alguma dúvida? Fale com a Secretaria de Saúde: (44) 3801-6800.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também