Verba do Fundeb

Marialva está entre os municípios paranaenses que vão receber complementação do Fundeb

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Última Modificação: 16/01/2023 15:41:24 | Visualizada 511 vezes

O "bônus", de mais de R$ 400 mil, é graças à redução nos índices de desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais nas escolas municipais


Ouvir matéria

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) listou recentemente os municípios paranaenses que vão receber complementação do Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica). Os dados foram apontados no levantamento do Ministério da Educação, na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

No total, 149 municípios do Paraná tiveram destaque na redução de índices de desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais nas escolas municipais e estão aptos a receber o "bônus", entre eles, a nossa querida Marialva.

 

Os bons índices atingidos pelo município marialvense serão recompensados com o valor de R$ 401.795,93. De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Nabas, para atingir os índices o município passou por uma avaliação de gestão, que levou em conta dados do censo escolar e indicadores decodificados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

 

"O repasse é realizado levando em consideração os tópicos de gestão e aprendizagem entre os alunos, a proficiência em língua portuguesa e matemática e a redução das desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais. Isso é medido pelos dados socioeconômicos, pelos próprios dados de censo e pela aprendizagem. Por exemplo, se um aluno que for declarado como negro, vulnerável socialmente e que tem uma renda inferior não conseguir progredir na escolarização na língua portuguesa e matemática, o município não consegue atingir esse indicador”, explica Jaqueline.

 

Dos 399 municípios do Estado do Paraná, apenas 149 conseguiram atingir os cinco indicadores que são utilizados para a realização da análise técnica, ou seja, 250 dos municípios não conseguiram reduzir as desigualdades.

 

"Iremos aplicar o valor da complementação da melhor forma possível, para melhorar ainda mais a educação pública municipal. Já estamos realizando grandes e importantes investimentos na educação, por determinação do prefeito Victor Martini e da vice-prefeita Kátia Feltrin. Temos a missão de continuar avançando, sempre”, ressaltou a secretária.

 

A vice-prefeita Kátia Feltrin e o prefeito Victor Martini também comentaram o assunto. "Esta é uma notícia que nos orgulha, porque sabemos que há um grande trabalho sendo realizado nessa pasta", celebera Kátia. "Estamos observando cada evolução: é importante valorizar cada avanço, pequeno ou grande, e quando recebemos uma notícia dessas percebemos que estamos no caminho certo", concluiu Victor.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Marialva está entre os municípios paranaenses que vão receber complementação do Fundeb Crédito: Reprodução
Legenda: Marialva está entre os municípios paranaenses que vão receber complementação do Fundeb

 Galeria de Fotos

 Veja Também