Boletim Dengue

Com 1 nova confirmação, Marialva tem 17 casos de dengue no período

Quarta-feira, 22 de março de 2023

Última Modificação: 22/03/2023 10:23:53 | Visualizada 163 vezes

A Secretaria Estadual de Saúde define o período de agosto a julho como ano epidemiológico, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Marialva divulgou mais um boletim sobre a dengue nesta quarta-feira, dia 22 de março. O período de referência é de 01/08/2022 a 18/03/2023. Esse período é desta forma porque a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) define o ano epidemiológico começando em agosto de um ano e terminando em julho do ano seguinte, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença.

 

O boletim da doença apresenta 17 casos confirmados (desde o início do período), sendo 170 descartados e 55 em análise (totalizando 242 notificações). Lembrando que as confirmações podem já ser casos curados. Felizmente, Marialva não registrou óbitos pela doença.

 

LIRAa

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que mede a infestação nas casas teve média 1,5, o que significa Médio Risco para apresentação de focos.  

 

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos (referentes ao inseto) e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti

 

O Sistema LIRAa auxilia as análises das características do mosquito e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle, facilita a delimitação de áreas de risco, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.

 

CUIDADOS

Tem pneus, vasos ou quaisquer outros recipientes que possam acumular água? Guarde ou encha de areia, não deixando acumular água e protegendo a sua família e os seus vizinhos do mosquito da dengue.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Com 1 nova confirmação, Marialva tem 17 casos de dengue no período Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Com 1 nova confirmação, Marialva tem 17 casos de dengue no período

 Galeria de Fotos

 Veja Também