Mulheres no Campo

Cerca de 200 produtoras rurais participaram do II Encontro Mulheres da Uva em Marialva

Quinta-feira, 30 de março de 2023

Última Modificação: 03/04/2023 15:36:32 | Visualizada 118 vezes

Na ocasião, esteve presente a prefeita em exercício, Katia Feltrin, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, e outras autoridades


Ouvir matéria

O Parque da Uva, em Marialva, foi palco do II Encontro Mulheres da Uva, nesta quarta-feira, dia 29 de março. O evento, que teve como objetivo reunir mulheres produtoras rurais para debater temas relevantes do setor, contou com palestras de influencers sobre o empoderamento e o universo feminino, como foi o caso de Cristina e Rhaisa Calixto, e de Daniela Tarifa. Além disso, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia, gravou um vídeo para as inscritas.

 

Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades, tais como a prefeita em exercício, Kátia Feltrin, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Nathan Bortolon, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, além de políticos e assessores da região. Também estiveram presentes os vereadores Carlos Eduardo Siena, Josiane Luiz da Silva, Luciano Dario, Paulo Cesar da Silva, Rafael Poly e Ronaldo Campana.

 

Além das palestras, o evento teve ainda o Cantinho da Beleza, com serviços de maquiagem e penteados para as participantes, e stands de orientação de alongamento, de massagem relaxante, e de artesanato. Houve ainda almoço, bem como apresentações culturais e um Show de Prêmios, com entrega de brindes.

 

O Encontro foi uma oportunidade muito especial para as mulheres do setor rural compartilharem experiências e conhecimentos, além de estreitarem laços e fortalecerem a rede de contatos. “Foi um dia especial, para as produtoras esquecerem um pouco seu trabalho e se lançarem à troca de ideias e ao aprendizado, em um ambiente descontraído e acolhedor”, comentou Nathan Bortolon, secretário de Agricultura e Pecuária de Marialva, que lembrou que esta edição teve um crescimento de cerca de 50% no público presente, e garantiu a realização de mais edições.

 

A prefeita em exercício, Kátia Feltrin, destacou a importância do evento para a cidade e para as mulheres do campo. “O sucesso do ano passado já nos mostrou como as nossas mulheres da área rural queriam e precisavam de um acolhimento como este, e agora na segunda edição isto se confirmou, com a presença de quase 200 delas”, lembrou a prefeita em exercício.

 

Apoio do IDR-Paraná

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) sempre é parceiro das iniciativas do município para agricultura e pecuária. Não foi diferente neste importante evento, com a participação em peso de autoridades do órgão, que representaram o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que veio na 1ª edição mas não pôde estar presente desta vez.

 

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza, a parceria com o município de Marialva deve se consolidar cada vez mais, uma vez que o êxito da mesma tem sido observado no desenvolvimento das nossas culturas, especialmente a uva. “Uma iniciativa que queremos realizar, dependendo da viabilidade, é levar a uva de Marialva para venda no Mercado Municipal de Curitiba, o que seria de grande valia para o município”, afirmou.

 

Além dele, estiveram presentes, do IDR, os seguintes nomes: Diniz Dias D’Oliveira (diretor de Extensão), Amauri Ferreira Pinto (gerente estadual de Projetos), José Jaime de Lima (gerente Mesorregional Noroeste), Pedro Cecere Filho (gerente Regional Maringá), e os extensionistas Ailton Rojas Poppi e Silvia Capelari, do escritório de Marialva do IDR-Paraná.
 

Fonte: André Marques / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Cerca de 200 produtoras rurais participaram do II Encontro Mulheres da Uva em Marialva Crédito: David Alencar / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Cerca de 200 produtoras rurais participaram do II Encontro Mulheres da Uva em Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também