ENTRAGA DOS CERTIFICADOS S.I.M.

Empresas que manipulam carnes in natura recebem selo do S.I.M. Marialva

Segunda-feira, 08 de maio de 2023

Última Modificação: 08/05/2023 17:00:50 | Visualizada 71 vezes

O selo ajuda a visa no controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal vendidos em Marialva.


Ouvir matéria

Sete estabelecimentos entre açougues e supermercados de Marialva receberam o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.) emitido pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária.

 

Os supermercados Nova Era, Cidade Canção e as casas de carnes Gil Gril, Ki Linguiça, Santa Luzia, Nobre e Novo Horizonte agora tem o selo que permite a manipulação de carnes in natura, no próprio estabelecimento.

 

 

O S.I.M.

 

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Marialva (SIM Marialva), vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária, é um grande recurso da Prefeitura para garantir a qualidade necessária ao consumidor final desses produtos.

 

Ele foi criado pela Lei Municipal nº 2.242/2018, e visa o controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal vendidos em Marialva.

 

“A meta mais importante é a redução da clandestinidade na produção e comércio de produtos de origem animal, o que pode disseminar doenças como brucelose, tuberculose, listeriose, salmonelose, entre outras”, explica o responsável pelo Serviço, o médico veterinário Alessandro Eduardo Mendes. Outro objetivo é a regularização dos produtores que possam estar em situação informal.

 

 

Mais segurança alimentar

 

As principais atividades desenvolvidas são:

• Concessão aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal o documento de registro no SIM Marialva. Com a aprovação, o estabelecimento deverá constar o selo no rótulo de cada produto.

• Registro dos produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município.

• Análise dos projetos arquitetônicos dentro da área de atividade do SIM.

• Fiscalização dos estabelecimentos registrados no SIM Marialva.

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também